sábado, 13 de abril de 2013

Lideranças e membros de vários partidos se reúnem para avaliar os 100 dias do atual governo em Registro.

Reproduzo matéria divulgada na imprensa local pela direção municipal do Partido dos Trabalhadores através do seu presidente Ronaldo José Ribeiro.


Nesta terça-feira, 9 de abril, na sede da Câmara Municipal de Registro, estiveram reunidos mais de cem pessoas entre lideranças e membros do grupo Registro em Nossas Mãos para avaliar os 100 dias da atual gestão. Este grupo representa partidos da oposição que compuseram a então coligação das eleições 2012, Registro em Boas Mãos e que hoje continuam unidos em torno de um projeto para o município. Estiveram presentes nove partidos políticos representados pelos seus presidentes, pelos vereadores Marcos Portela, Raul Calazans e Xavico e pela ex prefeita Sandra Kennedy.
A ex prefeita Sandra falou do significado grande do encontro “isto mostra que militância política não se resume a disputa eleitoral ou ao exercício de mandatos eletivos, mas sim diz respeito a atuação de cada cidadão na sua comunidade, na sociedade onde vive e o seu posicionamento diante do mundo. Não é porque não estamos no governo que vamos ficar de braços cruzados assistindo, esta grande e representativa reunião, mostra que todos queremos e podemos ser protagonistas sempre e vamos continuar lutando por uma Registro melhor para todos, por um estado e por um país cada vez mais justo e solidário. Parabéns a todos que aqui estão”, disse Sandra Kennedy.
 A motivação dos presentes em avaliar a administração atual foi aumentada com a entrevista do prefeito a órgãos de imprensa na mesma data “podemos avaliar o que estamos vivendo no município e no que tem dito o prefeito nas entrevistas que concedeu. E, como ele mesmo disse, “… Esses primeiros 100 dias de governo estão muito aquém do que a gente espera para o nosso Município…”. Prometeu muito sem nenhuma responsabilidade, sem conhecer as condições de cumprir, agora fica dando desculpas que o problema é a administração passada", disse um dos presentes.
Todos os presentes deixaram sua avaliação através de pronunciamentos ou através de avaliação escrita que foram sendo agrupadas por tipo de problemas por um moderador. O destaque de todas as manifestações foram a falta de qualquer projeto para cidade e a insistência em avaliar o governo passado como forma de justificar a inoperância do governo. “Não se espera que em 100 dias muito tenha sido “executados ou implantados” projetos, mas sim que o povo saiba quais são os caminhos que a administração vai tomar e quais são os projetos em andamento. Mas isto não se vê e não se ouve”, afirmou outro participante.
Diante do esclarecimento da ex prefeita Sandra Kennedy a muitas das acusações que vem sendo feitas de forma leviana e sem provas os presentes propuseram que o poder judiciário seja acionado porque “o desrespeito a democracia e ao estado de direito vem sendo praticado frequentemente pelo prefeito quando mente e calúnia, inclusive na mídia como fez hoje”. Esta decisão foi tomada quando a ex prefeita falou, por exemplo que não é verdade a afirmação do prefeito feita em entrevista em rádio local de que o valor inicial era de 800 mil reais e já foi pago mais de 1,5 milhões nas obras de revitalização do centro (Av. Clara Giannotti e Praça Jóia) o que ele chamou de boulevard. A ex prefeita afirmou que não foi pago um centavo a mais do que o valor recebido dos dois convênios que foi de R$ 633.750,00. Na mesma linha de faltar com a verdade foi destacado pelos presentes a afirmação do prefeito na mídia local de que a gestão anterior licitou itens que já tinham sido executados pela empresa anterior responsável pela obra do Mercado Municipal, desrespeitando a própria perícia feita pelo poder Judiciário que serviu de base para a nova licitação. Ou ainda quando novamente faltou com a verdade, segundo outro participante, quando afirmou que a ampliação da Escola Josino Silveira ou a ampliação do Posto de Saúde do Bairro Agrochá  está sendo feita na sua gestão, visto que tanto os recursos foram conseguidos como as obras foram iniciadas pela ex prefeita Sandra Kennedy, no que foi confirmado pela ex prefeita.
O vereador Marcos demonstrou muita indignação com atual administração lembrando que até agora nenhum projeto de relevância foi encaminhado a Camara. “E além disso tiram direitos população como o projeto que doava fraudas e sondas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, projeto amplamente defendido pela oposição no passado. A piora na qualidade da alimentação escolar com a mudança do horário. Como que a criança vai almoçar as 9:30H?” disse o vereador. Destacou também o abandono total do agricultor familiar e afirmou “o foi construído para o  povo nos últimos 4 anos na área social e para a valorização do funcionalismo governo atual vem tratorando, como o caso das ADIs e dos Agentes Comunitários, entre outros.Típico de um governo que não governa para aqueles que mais precisam” afirmou o vereador Marcos.
O vereador Xavico, ao final da reunião avaliou que “foi uma reunião muito produtiva, ouvimos o clamor de varias pessoas referente a situação que vem acontecendo hoje no nosso Município de Registro, que vai servir de parâmetro para nossa ação política na Câmara e para o nosso Grupo Registro em Nossas Mãos”.
O vereador Raul Calazans  destacou no seu pronunciamento "o governo do Prefeito Fantin infelizmente parece estar sem rumo, sem uma diretriz definida. Até o momento nenhum projeto de   relevância para a cidade foi encaminhado.  E para justificar a inércia utiliza de muleta críticas a gestão passada.Na Educação temos uma questão importante a ser definida. O acerto da jornada de trabalho dos professores de acordo com a legislação federal que determina que um terço da jornada de trabalho seja destinada a atividades fora da sala de aula, sem a presença de alunos. Para manter as 25 horas semanais, 5 horas diárias, de trabalho com os alunos deverá ser negociado um aumento salarial para os professores. O que não podemos permitir é que se opte pela solução mais fácil, sem a necessidade de se conceder reajuste salarial, ou seja reduzir as horas trabalhadas com alunos para 4 horas diárias, pois certamente será um grande prejuízo para o aprendizado das crianças. A comunidade escolar e principalmente os pais de alunos devem estar atentos a esta questão” destacou.
A reunião terminou com o compromisso das lideranças de continuar organizando reuniões amplas como para tratar dos temas de interesse da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário