sexta-feira, 5 de abril de 2019

Pré Conferências de Saúde em Registro pedem melhoria do atendimento da UPA.



  A Conferência Municipal de Saúde é uma possibilidade imensa que a gestão municipal está tendo para ouvir os usuários e os trabalhadores da saúde para fazer as mudanças urgentes e necessárias! Esperamos que isto ocorra!

Tenho acompanhado todas as Pré Conferências de Saúde que estão sendo realizadas em Registro, preparando a Conferência Municipal que acontecerá dia 13/04, no Fábio Barreto.

Organizadas pelo Conselho Municipal de Saúde, que tem o agricultor familiar, Nelson Messias da Silva como presidente, as conferências são momentos importantes para discutir os problemas e construir propostas que atendam, mais de perto, às necessidades da população.
Em todas as três pré conferências que participei (Bloco B, Vila Nova e Caiçara) ficaram evidentes os problemas centrais vivenciados pela população no campo da assistência a saúde e é possível indicar alguns destes temas que apareceram com mais frequência e gravidade:


- Problemas gravíssimos na atendimento feito na UPA ( seja no nível do pronto atendimento como na urgência);

- Total falta de gestão da Secretaria Municipal sobre a atenção especializada (consultas, exames). Falta conhecer e monitorar a demanda para, a partir disto,  atuar nos espaços de gestão compartilhada do SUS visando buscar ampliar a oferta dos serviços de especialidades contratados pela secretaria estadual de saúde.

- falta de transporte coletivo para a UPA;

- precariedade no transporte de pacientes - ambulância e transporte sanitário;

- assistência farmacêutica e odontológica.



É necessário melhorar o atendimento na UPA!

Participando dos grupos dos discussões destas 3 pré conferências e, principalmente pelo trabalho de representação que me cabe como vereadora, os problemas trazidos pelos usuários do SUS seriam bem enfrentados se a Secretaria Municipal de Saúde recuperasse o papel da UPA. Ampliando seu papel de pronto atendimento qualificado e integrado a rede de atenção básica e reduzindo seu papel no campo da urgência e emergência, que seria desempenhado pelo Pronto Socorro do Hospital São João através da regulação.


Enfim, é necessário implantar o Plano da Rede de Urgência e Emergência - RUE -  aprovado na CIR quando aprovamos a construção da UPA em Registro. A UPA tinha o objetivo de desafogar o Pronto Socorro do Hospital São João, tirando o pronto atendimento e, ao mesmo tempo teria o papel de qualificar o pronto atendimento integrando o com a rede básica.

Inclusive o Pronto Socorro do Hospital São João deveria ser fortalecido, inclusive com recursos financeiros da prefeitura, como foi previsto no plano da RUE.

O fato é que ficar como está hoje não é mais possível! É urgente rever esta proposta de desenho assistencial enquanto é tempo.

Não é a toa que uma postagem em rede social sobre a precariedade do atendimento na UPA (atendimento médico e de enfermagem) rapidamente chegou a quase mil pessoas falando sobre os diversos problemas que enfretam no atendimento da UPA. 
https://m.facebook.com/groups/404449602936168?view=permalink&id=2111061302274981

Um segundo grande problema é a atenção especializada.
Embora a oferta de grande parte dos serviços de atendimento médico especializado e de exames especializados são contratados pela secretaria estadual é evidente que hoje o município perdeu todo seu papel de fazer a gestão sobre este nível da assistência. Não se conhece a necessidade (demanda) da população. O município, segundo resposta a um Requerimento Parlamentar desta vereadora, demonstra conhecer somente a necessidade do primeiro agendamento/primeira consulta que é feita pelo sistema CROSS. Mas desconhece que seus cidadãos esperam por 1 ano um retorno para tratamento ou para cirurgia nas áreas de cardiologia, neurologia, ortopedia, etc.

Falta de onibus para a UPA 

A falta de envolvimento da gestão da saúde para garantir transporte coletivo até a UPA também foi duramente criticada. Como falar de humanização na saúde se os pacientes não em transporte coletivo para chegar ao serviço de saúde principal do município.

outros
A fila para tratamento odontológico, os consultórios odontológicos que estão sempre quebrados, a falta de medicamentos entre vários outros pontos foram abordados pela população.

Aguardemos a Conferência Municipal onde as prioridades serão definidas. 


Convido a todos e todas para estarem presentes o dia 13/04 para que,  além dos temas da saúde na esfera do município, também lutemos contra os cortes de recursos da saúde pelo governo federal, contra os retrocessos na área de saúde mental e contra a ameaça de mudança do preceito constitucional da gratuidade e ao direito universal à saúde, isto é, ameaça ao direito à saúde como dever do estado garantido na constituição.
Todos e todas em defesa do SUS!

Por uma saúde de qualidade em Registro!









terça-feira, 2 de abril de 2019

Ministério Público e Tribunal de Contas são acionados para investigação sobre os crimes de CORRUPÇÃO do prefeito Gilson Fantin 

Numa atuação conjunta com os vereadores Vander Lopes (PSC), Fabio Tatu (PPS), Ton Adorno (MDB), Gerson Teixeira (PEN), Rafa Freitas (PRB) e Roberto Schuchi (MDB) encaminhamos ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas do Estado, cópia integral do Inquérito Policial nº 0040/2018-11 e demais documentos oficiais pertinentes as investigações oriundas da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União para providencias que entender necessárias.

Encaminhamos também ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, cópia do pedido de abertura de Comissão Processante que a Câmara Municipal de Registro abriu, em face do chefe do executivo municipal para apurar o cometimento, em tese, de infrações político-administrativas previstas no Decreto – Lei nº 201 de 1967 em especial nos incisos VII, VIII e X todos do artigo 4º do referido diploma legal pedindo, inclusive, na denúncia e diante das gravidades dos fatos e das provas, a cassação do mandado do sr. Prefeito.

Solicitamos ao MP e TC providências dos órgãos tendo em vista a existência de vários indícios de irregularidades na aplicação de dinheiro público por parte do Executivo, liderado pelo prefeito Gilson Fantin (PSDB). Os documentos foram protocolados no dia 02 de abril.[

Comissão Processante:
O Plenário da Câmara Municipal de Registro, aprovou no dia 18 de março, a instauração de uma CP (Comissão Processante), para apurar se o Prefeito Gilson Fantin (PSDB) cometeu infrações político-administrativas. A CP terá 90 dias para concluir seus trabalhos, que podem culminar na cassação do mandato do prefeito.

A CP foi aprovada por unanimidade, e será presidida pelo vereador Marcelo Comeron (PV); secretariada pela vereadora Drª Inês Kawamoto (PSDB) e, ainda terá como relator o vereador Cristiano Martins Oliveira (PSDB).

A denúncia foi feita pelo vereador Vander Lopes (PSC), após o recebimento da cópia integral do Inquérito Policial e demais documentos oficiais da investigação da Delegacia de Repreensão à Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União, que popularmente ficou conhecida como “Operação Prato Feito”, uma das fases da “Lava Jato”.