domingo, 28 de agosto de 2016

Registro foi avaliado como “eficiente” no gasto público. Mérito de quem?


Registro foi classificado como “eficiente” no gasto público e ficou bem colocado no ranking dos 5281 municípios avaliados em estudo publicado pelo Jornal Folha de São Paulo no último 27 de agosto.


Devemos comemorar! Certamente!

A Folha apresentou um indicador novo para avaliar a eficiência do gasto público pelas prefeituras em todo o país e “mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros. O Ranking de Eficiência leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para avaliar a eficiência”

É importante ler a matéria para compreender o estudo realizado e analisar como foram construídos os indicadores para podermos avaliar a nossa trajetória no campo da como gestão pública municipal, em Registro. Porque sem esta leitura o cidadão desavisado pode até acreditar no que vem sendo postado nas redes sociais pelo prefeito candidato e correr o risco de parabenizá lo... já que logo que foi publicada a matéria o prefeito candidato apressou se em trazer para si e para sua gestão os méritos da boa avaliação alcançada pelo município no ranking.

Lamentável a desonestidade intelectual, ou má fé! Uma simples leitura do texto observa se com clareza que os dados utilizados referem se, na sua ampla maioria, aos anos de administrações anterioresO indicador de eficiência avaliou dados disponíveis em 2010 (governo Sandra) e 2013 e 2014 (governo atual).

Aos anos da minha gestão na prefeitura referem se os seguintes dados: IDHM - Indice de Desenvolvimento Humano Municipal (2010), Educação (2010), Saneamento (2010). Aos anos do atual prefeito referem se os indicadores: PIB – Produto Interno Bruto (2013), Saúde (2013 e 2014) e Finanças (2013).

Mas ainda assim é preciso avaliar um pouco mais detalhadamente para chegar a uma análise correta porque as políticas públicas não são implantadas por uma só gestão, ao contrário, sua implantação se dá durante vários governos. Portanto, não podemos reduzir a uma avaliação do governo Sandra e o atual, mas das ações feitas ao longo dos últimos governos municipais.

Veremos com mais detalhes alguns destes indicadores. 




PIB, (avaliado com base em 2013 - governo atual). É um indicador que deriva da riqueza produzida na economia local. Certamente não parece ser um indicador que tenha sido melhorado em 2013 em função de alguma ação da prefeitura. Todos sabem que este governo não desenvolveu nenhum projeto que induzisse ou fortalecesse a economia local em toda sua gestão, tampouco no primeiro ano de governo! Portanto o PIB decorreu tão somente da dinâmica econômica do país.

Saúde, avaliou se o número de equipes de atenção básica (2013) e número de médicos por habitantes (2014). A boa avaliação também não pode ser creditada a atual gestão. Em 2013 não houve acréscimo de equipes de saúde em relação ao último ano do meu governo e quanto ao número de médicos por habitantes também não há mérito desta gestão já o município recebeu médicos do Programa Mais Médicos em dezembro de 2013. 

Foi a presidenta Dilma, através do Ministro Alexandre Padilha, quem me delegou vir representá lo trazendo 5 médicos para Registro (que depois ampliamos para 7) e 53 para o Vale do Ribeira pelo Programa Mais Médicos. Portanto, Registro melhorou o número de médicos por habitantes na saúde pública em função das ações do governo Dilma!

Quanto aos dados de saneamento foram avaliados com base no ano de 2010, portanto, durante a minha gestão. Destaco que muito foi feito nesta área antes do meu governo, pelos prefeitos e prefeitas que me antecederam. Destacadamente durante meu governo garantimos água em bairros urbanos com Vila Ouro e Figueiral e rede de esgoto no Caiçara II, São Conrado, Alay Correa e Jardim das Palmeiras.

No entanto, destaco o enorme prejuízo que Registro teve quando a atual gestão desprezou a negociação que estava em curso para renovação do contrato de programa com a Sabesp e trocou por recurso para recapeamento asfáltico do centro da cidade. Lamento muito esta ação porque prevíamos, na negociação com a empresa, a implantação de redes de esgoto nos bairros Vila Ouro e Figueiral, água no Capinzal e Guaviruva. Nenhum destes projetos foram implantados ao longo destes 4 anos! E ainda negociávamos a redução da tarifa de esgoto.

E, por fim, o dado de “finanças municipais” teve por base o ano de 2013 e segundo a matéria, é avaliado apenas a receita per capta, isto é, a receita do município dividido pelo número de habitantes. Portanto, como o orçamento é também aprovado no ano anterior, este indicador também não decorre de nenhum mérito algum da atual gestão!

A postagem em rede social feita pelo atual prefeito e replicada por assessores e vereadores de sua base política, como já disse, ou foi por extrema má fé ou falta de compreensão do estudo apresentado pelo Jornal

É preciso divulgar, comemorar e celebrar este bom desempenho do nosso município. O que não se pode, porque não é justo, não é ético e é pouco inteligente é manipular dados e informações de forma tão grosseira e desonesta, como fez o atual gestor!

Sobre este tema a Folha  ainda destaca “Mais do que avaliar a atuação deste ou daquele gestor, a ideia é medir o grau de eficiência das ferramentas oficias de planejamento no alcance das metas na unidade autônoma da federação que figura como ponta operacional da União –os municípios”.

Infelizmente o prefeito de Registro não teve a mesma postura de reconhecer os méritos dos prefeitos antecessores como tiveram os prefeitos dos municípios avaliados como “eficientes” que foram entrevistados pela Folha.  É o caso de Araraquara (SP) e Cataguases (MG), por exemplo.

“O prefeito José César Samor (PC do B) reconhece que o legado industrial de Cataguases e de boas administrações é o responsável pela rede de 25 escolas e 19 unidades de saúde” 

“A base pregressa de boas administrações também ajuda a explicar a posição no REM-F de Araraquara (SP), cuja mesorregião figura no topo do ranking da Folha (...) "Sem crescimento, não há milagre. Boa parte de nossos investimentos foram realizados até 2012, em outra conjuntura", diz Barbieri.

Agradeço a oportunidade de ter governado esta cidade e, com minha equipe, ter contribuído, juntamente com as demais gestões, para termos alcançado este importante patamar!

Então... parabéns Registro!