sexta-feira, 7 de julho de 2017

Transporte Coletivo em Registro: 1 mil assinaturas em 1 semana! A população se organiza na defesa de seus direitos. Nosso mandato apóia.

Reunião Pública na Praça Joia, hoje (7/7/2017) reuniu o Movimento por transporte público de qualidade e por linhas de ônibus passando pela UPA já !

MIL ASSINATURAS COLETADAS! 
Protocolada reivindicação pública por ônibus no acesso a UPA e pedido de audiência com comissão de representantes pra discutir os problemas no transporte público em Registro.

Parabéns aos que lutam, coletivamente, por seus direitos! Ônibus que garanta acesso a UPA é um direito. É vergonhoso ver a dificuldade das pessoas da nossa cidade no acesso ao principal serviço de saúde Registo.

Moradores do Jardim Virgínia, Arapongal, Vila Ouro, Nosso Teto, Caiçara, Paulistano, Capinzal, Chá Ribeira, Jardim São Paulo, Jardim América, Votupoca, Caiacanga e Vila Nova. Movimento legítimo apoiado pelo nosso mandato.
Medida simples a ser adotada e que o prefeito insiste em ignorar porque governa para as elites!

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Moradores cobram promessa do Prefeito sobre manutenção de estradas rurais.


Promessa NÃO cumprida! A manutenção das estradas seria feita de 2 em 2 meses, segundo o então candidato Fantin. Hoje não conseguem sequer 1 vez ao ano. E agora, falta gestão ou compromisso?

Os moradores do bairro Capinzal solicitaram intermediação do nosso mandato para conseguirem serem recebidos pelo prefeito Fantin para tratar do problema das péssimas condições das estradas. 

Sim, ao que parece, o prefeito não tem a prática de receber a população. Um maior exemplo disto foi a solicitação de reunião feita por mais de 50 famílias em situação de despejo no bairro Arapongal em maio deste ano e que, embora todos no pátio da prefeitura, não foram recebidos.


A reunião com o prefeito teve o objetivo de tratar da necessidade urgente de recuperação adequada das estradas, tema que, segundo os moradores, eles tem buscado uma solução nestes 4 anos e meio de governo tucano, sem sucesso.

As reclamações são inúmeras: falta de priorização das estradas mais estratégicas, como por exemplo, as estradas por onde trafegam os ônibus escolares; trabalho incompleto sem atender a totalidade dos trechos onde está sendo feito a intervenção e/ou falta de drenagem adequada e nenhuma programação em manutenção.



Afinal a promessa feita pelo então candidato Fantin, no período de campanha, era de que o patrolamento seria feito de 20 em 20 dias (ou como testemunham outros, que a periodicidade prometida era de 2 em 2 meses). Promessas inconsequentes! Por hora o que queremos é apenas que se faça quando necessário!

Os moradores foram recebidos pelo prefeito e novas promessas foram feitas. Aguardemos ?!

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Moradores do Capinzal reivindicam melhorias para a escola!

Nesta terça organizamos reunião junto à Secretaria de Educação à pedido dos moradores do bairro Capinzal. Estiveram presentes 9 moradores e 3 estudantes da escola, compondo a comitiva dos moradores, o Engenheiro Roberto Costa Cunha e a Coordenadora de Assuntos Legislativos, Rosieny Maria Camargo Pereira, além do meu assessor, Fábio Costa, no apoio estratégico.
Reunião de moradores do Bairro Capinzal na Secretaria Municipal de Educação, organizada pelo mandato Sandra Kennedy.
A reunião foi marcada para tratar de vários problemas referentes a Escola do bairro:
  • poço artesiano que está pronto há mais de 1 ano e não está funcionando por falta de energia; definição da gestão e regras de uso deste poço pelas famílias do entorno;  
  • reforma e ampliação da escola que está com as obras paradas; 
  • falta de telefone na escola;
  • destino inadequado dos dejetos sanitários da escola.
O engenheiro Roberto demonstrou seu compromisso pessoal com o projeto de abastecimento de água para a escola e para os 28 moradores (Projeto de sua autoria junto ao FEHIDRO) e assumiu, em nome da Secretária Municipal de Educação, os seguintes compromissos:
1- Reforma a escola: conclusão em novembro de 2017. Está em nova licitação - empresa anterior abandonou a obra e rescindiu o contrato. Afixar o contrato no mural da escolas nova empresa assim que for assinado
2- Poço artesiano: funcionamento em agosto 2017. Demonstrou que os investimentos necessários estão empenhados e que a conversação com a Elektro foi retomada para a garantia das alterações necessárias no projeto para seu efetivo funcionamento.

3- imediata sucção da fossa que está saturada de forma que suporte aguardar a finalização da obra da escola que contemplará nova solução sanitária para a escola.
Soubemos que hoje mesmo este compromisso foi cumprido!

Sobre a gestão do poço artesiano a coordenadora de Assuntos Legislativos, Rosieny Maria Camargo Pereira, assumiu o compromisso de construir, ouvindo a Secretaria Municipal de Assuntos jurídicos e os moradores um instrumento jurídico que descreva as normativas de uso e gestão do poço artesiano pelas famílias do entorno da escola.

Por fim, necessidade urgente de instalação de um telefone na escola ficou acordado que os representantes da Secretária de Educação levariam o tema a para a gestora e que será dado devolutiva aos moradores, através do nosso mandato.
Os moradores depois de agradecerem a boa acolhida do engenheiro Roberto Cunha, se dirigiram até o gabinete do prefeito para tratar de um dos tema que preocupa os moradores que é as condições de conservação das estradas. Porque "sem estrada, não adianta falar de escola" como afirmaram os presentes.
Parabéns aos moradores do Capinzal pela organização e participação na luta por melhorias para o bairro e para a Educação.

Onibus para UPA, Já!

OS USUÁRIOS DA UPA DE REGISTRO NÃO TEM TRANSPORTE COLETIVO, AINDA!



É inacreditável que depois de 3 anos de funcionamento da UPA o prefeito Fantim não tenha tomado organizado o sistema de transporte para atender os usuários da UPA.
Medida fundamental para pacientes e simples para a prefeitura. Falta vontade, apenas!
Qualquer pessoa pode imaginar a dificuldade que é caminhar do ponto de ônibus mais central (perto da prefeitura) até a UPA, muitas vezes com filho no colo ou para os idosos, ou ainda para qualquer usuário de serviço de saúde. 

Nosso mandato através do COLETIVO DE TRANSPORTE DO MANDATO fez reunião em muitos bairros como Capinzal, Bloco D, Jardim Virgínia, Serrote, Jardim São Paulo, Votupoca, Arapongal Paulistano, Agrochá, e com 
Lideranças de outros bairros e segmentos porque, entes de outros bairros e segmentos.

Entendo como muito importante a organização popular e a formação de uma consciência crítica que leve a luta por direitos e a transformação efetiva das condições que geram desigualdade social e desrespeito aos direitos sociais conquistados.
SÓ A LUTA COLETIVA A VIDA MUDA! 

Reunião no Jardim São Paulo
(reunião feita na rua diante da negativa de cessão da escola para
a realização da reunião com os moradores)
Os moradores do Jardim São Paulo, desde o ano passado vem se mobilizando para conquistar esta mudança do itinerário. Mais de 400 assinaturas foram conquistadas pelas lideranças como Walter Oliveira Martins e Laura Rocha.
Reunião com moradores do Bairro Arapongal
Tenho tomado medidas diretas também, como por exemplo:
1-indicação ao prefeito através da pela Câmara Municipal, para atender esta reivindicação popular;
2-Reunião com o Secretário Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana para propor o tema.
3- reunião com a empresa para analisar a viabilidade. 
Em março deste ano obtivermos autorização da gerência local da empresa de ônibus para já alterar os itinerários dos ônibus que atendem a área rural. Foi uma imensa alegria! Entretanto, o Prefeito determinou a suspensão da medida não se sabe porque!

ABAIXO ASSINADO
Sueli Kotona, Prof. Sergio Oliveira e Fabio Costa, membros
do Coletivo de Transporte
O Abaixo Assinado pode ser encontrado na Câmara Municipal, no meu gabinete, ou na sexta-feira, dia 7 de julho,  às 13:00 h na Praça Jóia onde você poderá assinar o abaixo assinado e levar para apoiar a coleta de assinatura para seu bairro ou local de trabalho.
Pois isto convido você a se juntar conosco na REUNIÃO PUBLICA nesta sexta feira, na Praça Jóia.


segunda-feira, 3 de julho de 2017

Transporte Coletivo.Cadê o Prefeito Fantin?

Incapacidade do Prefeito Fantin de concluir uma licitação em 1 ano !

Transporte Público. Certamente um dos temas que muito preocupa a população de Registro, hoje.
Nunca tivemos tantos problemas como agora: condições precárias dos ônibus, atrasos constantes, ônibus que quebram pelo caminho, etc. 
Problemas vividos pela população porque a PREFEITO NÃO CONSEGUE FINALIZAR A LICITAÇÃO que foi iniciada em MAIO de 2016 (!) para definir a empresa que vai operar o sistema de transporte!!!
Assim os usuários não conseguem cobrar a empresa que está operando em contrato EMERGENCIAL já que, se a empresa não tem segurança se vai continuar no município não faz os investimentos necessários. Por outro lado, quando cobram o prefeito ouvem que é preciso  aguardar o término da licitação.

Diálogos com os usuários do transporte coletivo em 3/07/20127
Situação insustentável como tenho ouvido de muitos moradores durante percorrendo os bairros ou os pontos de ônibus da cidade.
Nas pequenas reuniões que fomos fazendo nos pontos de ônibus ouvi dos moradores do Jardim Paulistano e Jardim  “na última quinta-feira, o ônibus que deveria passar as 13 horas só foi passar às 16:30 horas. Mães com filhos no colo e com fome, tiveram que aguentar pacientemente, porque não tinha outro jeito”.

Diálogos com usuários do transporte coletivo.
Outros moradores do Serrote e Arapongal me confidenciavam, “o mais seguro seria ir a pé se nós tivéssemos saúde para isto, porque corremos muito risco de morrer na pista (BR 116), com o estado precário destes ônibus e pneus”.

Ou ainda ouvi dos jovens que aguardavam o ônibus para o Xangri lá, Caiçara e Ipanema “o Prefeito Fantin prometeu ônibus até com wi-fi, mas do jeito que está agora basta um ônibus inteiro que tá bom, nem precisa mais de internet nos onibus nós só queremos chegar no horário e inteiros”

Mandato Participativo e Organização popular 

Como um dos objetivos centrais no nosso mandato é contribuir na organização do população na conquista de seus direitos, foi formado em junho o "coletivo de transporte público do mandato" com representantes de vários bairros

Reunião na Câmara municipal de Registro sobre
Transporte coletivo, junho de 2016.
Este coletivo organizou uma ampla reunião na Câmara de Vereadoes e vem realizando reuniões em muitos bairros para apoiar a organização do povo para esta luta importante que é o direito ao transporte público de qualidade.



Como vereadora tenho encaminhado muitas ações como por exemplo:

1 - Reunião com o Secretário Municipal de Transito e Mobilidade Urbana;
3- Indicação de REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PUBLICA para discutir todos os temas relacionados ao transporte público, como sugestão de novas linhas, itinerários e horários. 

Audiência Pública realizada pela
Prefeitura em fevereiro de 2016
Entretanto, a Prefeitura não tem ouvido qualquer das nossas reivindicações e a Secretaria de Transito e Mobilidade Urbana afirmou que considera suficiente a audiência publica realizada em fevereiro de 2016 pela Prefeitura (foto ao lado), que como pode ser observar, além de poucas pessoas, haviam poucos usuários dos serviços de transporte público.

Seguimos em luta. Sugeri aos membros da Comissão Permanente da Camara de Vereadores da qual faço parte, juntamente com os vereadores Rafa Freitas (presidente) e Primo, para que possa ser feita uma Audiência Pública com a presença do Tribunal de Contas do Estado que é o órgão que por 2 vezes questionou, e suspendeu, o edital da licitação em curso.