terça-feira, 14 de junho de 2016

Escola do SENAC em Registro. Uma caminhada de anos.

Nesta manhã gelada de terça (14 de junho) fui tomada por uma profunda alegria e sentimento de satisfação muito grande. Sentimento de projeto realizado, dever cumprido, sonho conquistado quase como aquele sentimento de ver o filho dar primeiros passos, ver a planta florir depois de tanta rega e cuidado, satisfação com o sabor da sobremesa preferida. Sentimento intenso que decidi compartilhar publicamente.


Quando, em 1986, recém-formada, vim trabalhar nesta região o fiz “por acaso”. Sequer conhecia a região ou Registro. Afinal, nesta fase de início de carreira profissional era a oportunidade que existia. Mas permanecer aqui, viver aqui, trabalhar aqui e lutar pela construção de uma sociedade melhor, certamente foi uma opção!

Uma região rica pela diversidade cultural e ambiental, pelos seus diferentes potenciais econômicos é, ao mesmo tempo, uma região que nos desafia buscar maior desenvolvimento econômico e social para nossa gente. Desafio que decidi, com minha família, abraçar e fazer também como nosso compromisso nestes 30 anos que vivemos aqui. 

Para quem está chegando agora ou, para os jovens que há 4 anos não tinham idade (ou não) “estava ligado” neste tema, podem estar se perguntando porque tanta alegria com a inauguração de uma escola? Porém, aqueles que conheceram minha gestão como Prefeita de Registro sabem que estabeleci como uma das prioridades a criação de um Pólo de Educação Técnica e Tecnológica em Registro, como uma estratégia para o desenvolvimento com geração de emprego de qualidade e aumento da renda na nossa cidade e região.

Foi, por isto nosso o empenho e dedicação na articulação para serem instaladas aqui escolas como o SENAC e também o SENAI e SESI (em construção) e o Instituto Federal de Registro (inaugurado no meu governo), além do SESC. Projetos estratégicos para ampliar, qualificar e atrair novos investimentos gerando desenvolvimento e, como eu sempre disse garantindo o "pão na mesa para as pessoas".

Em 2009, primeiro ano de governo, comecei a articulação com o SENAC, através do diretor regional, Luiz Francisco de Assis Salgado, sempre dialogando com a Associação Comercial de Registro – ACIAR. Afinal o desafio era convencer o Senac a não postergar uma ideia que vinha sendo pensada, pelo menos há 10 anos, em diálogos anteriores da ACIAR com o órgão.

Já em dezembro de 2010 aprovamos a Lei Municipal N. 1.108 que nos permitiu ceder o terreno a partir de uma desafetação de uma área da prefeitura no Jardim Flórida.

Mas para concretizar a parceria era ainda necessário que fizéssemos a pavimentação e calçamento. Com recursos escassos buscamos recursos junto ao governo Dilma Rousseff (convênio n. 714524/2009 no valor de R$ 146.950,00) e junto ao governo do estado (R$ 60.000,00) e cumprimos também esta meta para concretização do Projeto. 

E assim, em 10/8/2011, finalmente assinamos o acordo de comodato! 

A cerimônia foi no CCI e contou com as presenças do diretor regional do Senac São Paulo, Luiz Francisco de Assis Salgado, do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e da ACIAR. 



Um acordo de comodato que, em função dos investimentos públicos feitos e por exigência do governo federal (Decreto 6633/2008) do Presidente Lula, garantirá concessão de bolsas de estudo integrais ou de 50% para cursos livres e cursos técnicos de todas as áreas (devendo totalizar 66,67% de gratuidade)

Em 2012, aprovação do Projeto Básico. 
Um belo prédio. Grande investimento para acolher milhares de alunos de Registro e região.


Um ano depois, em agosto de 2012, último ano do meu governo, já comemorávamos a aprovação do projeto básico e o início das obras.

Desde então o SENAC vem trabalhando na obra, sem nenhum novo recurso da prefeitura municipal da atual gestão e, em 4 anos finalizou a construção com as atividades sendo iniciadas no próximo mês.

Hoje, cinco anos depois, ver concretizado um projeto sonhado por muitos que me antecederam e que pude viabilizar durante meu governo, me dá este sentimento tão bom, esta alegria enorme que hoje compartilho com minha comunidade. 
Afinal, os frutos nobres carecem de mais tempo para florescer, crescer e maturar.
Agradeço a Diretoria do SENAC pelo convite para a inauguração. Estarei lá para celebrar este momento!


Imensa gratidão à população de Registro por ter me dado a oportunidade de governar nossa cidade!


Vídeo de lançamento da parceria Prefeitura de Registro e SENAC, em 2011: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=O0o0ebCuMHI

Referências:
Assinatura do termo do acordo para construção:
http://www.aciar.com.br/revista/2011/set2011.pdf
Aprovação do projeto basico (2012)
Decreto Presidente Lula que preve percentual de gratuidade dos cursos de SENAC:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=417-decreto-senac&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192