sábado, 2 de março de 2019

380 mil gastos no carnaval 2018. Quanto terá custado o carnaval de 2019?

Fantin gastou mais de 380 mil no carnaval 2018, segundo o Tribunal de Contas do Estado.

Num ano em que crianças não tiveram uniformes e que a Polícia Federal denunciou o prefeito, a ex secretária de educação e ex chefe de gabinete por corrupção (denúncias que seguem em investigação).

Quanto terá custado o carnaval deste ano?

Requeri informações deste ano e a prestação de contas do ano passado.

Diferente do que li publicado em algumas postagens, importante dizer que os recursos do carnaval são do orçamento próprio da prefeitura e não de convênio e, portanto, a prefeitura decide seu orçamento segundo suas prioridades. Inclusive pode alterar no decorrer de sua execução (remanejamento)

Sou a favor do carnaval popular, mas defendo a transparência no uso dos recursos e que sejam ouvidos a comunidade, os artistas e produtores culturais sobre as prioridades de investimentos na área da cultura.

Mas o governo Fantin segue autoritário, surdo e cego para as demandas do povo.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Ciclovia do Arapongal: a luta pela iluminação pública e segurança na ciclovia. Nesta semana buscando apoio do CONSEG


Estivemos, nesta terça-feira, na reunião do CONSEG – Conselho de Segurança Pública – juntamente com lideranças do bairro Arapongal, de Registro, para solicitar apoio para garantir iluminação e patrulhamento visando a segurança na Ciclovia do Arapongal, a Ciclovia do Trabalhador.

Precisamos de ações articuladas entre a Polícia Militar e a Policia Rodoviária Federal para patrulhamento durante o dia e é urgente que a Autopista ilumine da ciclovia
Para conquistarmos a iluminação é preciso que o prefeito Fantin saia da cadeira ! Foi assim que conquistamos a ciclovia.

Estiveram conosco o professor Jefferson Pecori Viana, Marli de Souza Oliveira Silva - liderança da comunidade católica do bairro Vila Ouro/Arapongal- Airton Alves - presidente do conselho gestor de saúde do bairro - e a senhora Lídia, moradora local e vítima de violência na ciclovia.

A reunião foi bastante produtiva com compromissos concretos assumidos pelos presentes:

O representante da Arteris se responsabilizou por:

1- ações de bosqueamento da vegetação do entorno da ciclovia;

2- trazer posicionamento da direção da empresa sobre a previsão de implantação da iluminação pública

A presidente do CONSEG, a jornalista Monica Nogueira - a quem agradeço pelo empenho e apoio neste tema - fará reunião com a Polícia Rodoviária Federal buscando ação de policiamento preventivo.

E, por sugestão da Policia Militar, organizarei em parceria com a Policia Militar uma reunião no bairro com os moradores e moradoras  para discutir as ações preventivas de segurança pública.

__________________________________________________________Um pouco da história sobre a conquista da ciclovia 
Na minha gestão como prefeita, conquistamos a maior ciclovia em rodovia federal no país: a Ciclovia do Trabalhador ou Ciclovia do Arapongal.

Era a mais importante reivindicação da população do bairro, na época. 
As estatísticas demonstram que, graças as intervenções da concessionária na área de segurança viária e segurança pública como passarelas e esta ciclovia, fizeram reduzir muito o número de óbito na rodovia por atropelamento. De 156 para 80 nos últimos 5 anos.
A ciclovia foi implantada pela concessionária Autopista Régis Bittencourt, a partir da nossa reivindicação, e dependeu de longo de diálogo com a concessionária e muita gestão junto ao governo federal. Conseguimos alterar o Plano de Investimentos da concessionária junto a ANTT e o investimento da ciclovia foi aprovado.

Mas ainda precisa de SEGURANÇA e ILUMINAÇÃO !

Veja um pouco do nosso trabalho como vereadora pela iluminação e segurança na ciclovia:


No primeiro mês (janeiro de 2017) tive reunião com Diretor Executivo da Autopista Régis Bittencourt, Nelson Bossolan, para reivindicar a iluminação da ciclovia e buscar parceria para garantir segurança. As mulheres vêm sofrendo constante assédio e sendo vítimas de violência durante o dia, em determinados trechos da ciclovia.

Nesta reunião fui informada pela concessionária que os 80 KM de iluminação previsto no contrato de concessão (trecho São Paulo – Curitiba), vem sendo executados na região sul do país porque que não houve solicitação de iluminação do Prefeito Fantin.

Definiu se que a empresa seria a articuladora junto a Policia Rodoviária Federal, Policias Civil e Militar para traçar uma estratégia para garantir a segurança pública na ciclovia e que, já naquele mês de janeiro de 2017, ela promoveria reunião para tratar da estratégia.

Infelizmente a empresa não cumpriu o prometido e a reunião não ocorreu.
Em 6 de novembro do ano passado, 2018, estive na Polícia Militar (14 BPMI ), em reunião com o Comandante Major Cícero da Silva Pires, solicitando POLICIAMENTO para que, ao menos durante o dia, as pessoas possam usar a ciclovia já que o trecho que fica abaixo do nível da rodovia tem ocorrido assaltos e violência contra as mulheres.

Neste ano de 2019 , novamente requeremos informações da empresa Auto Pista sobre o planejamento para execução da obra. 
Também estamos reivindicando o acesso ao programa Viva Ciclista que poderá contribuir com a segurança na via.