terça-feira, 30 de maio de 2017

PREFEITURA ASSUME, ENFIM, QUE PAGA SALÁRIO INFERIOR A 1 SALARIO MINIMO!

Para quem tinha dúvidas sobre o fato de servidores de Registro receberem salários inferiores a 1 salário mínimo eis mais uma prova: o Decreto Municipal 2387/2017 publicado ontem (29/05/2017) autoriza o pagamento de um abono para complementar os salários menores do que o mínimo. Portanto, com este Decreto a própria prefeitura assume, enfim, que paga salários inferiores ao mínimo quando diz no seu Artigo 1o.:

No entanto, não há nada a comemorar...  já que o Decreto apenas “regulariza precariamente” o pagamento de baixos vencimentos (vencimento = salário + abono)
Depois de muitas denúncias que tenho apresentado assim como o Sindicato e  servidores ao menos com a publicação do Decreto regulariza se o pagamento do abano complementar.
Tenho afirmado “ou os servidores estariam recebendo vencimentos menores que um salário mínimo ou a Prefeitura estava pagando sem qualquer dispositivo legal, o que poderia ser questionado a qualquer tempo. Além do fato de que poderiam ter problemas futuros em relação ao cálculo de aposentadoria, por exemplo.”.

Mas a luta é efetivamente para que se faça reenquadramento salarial destas categorias,  já que mesmo com o abono salarial complementar há perdas pelos servidores nesta situação. Por exemplo, quando a prefeitura faz o calculo de reajuste salarial ela o faz sobre o salário e não sobre o total dos vencimentos.
Basta ver o que aconteceu em 2016. A recomposição de 3% devido a um servidor com salário R$ 831,61 incidiu sobre o salário (e não sobre vencimentos) elevando apenas para R$ 856,56. Ao contrário, se recebesse um salário mínimo o reajuste elevaria o salário para 965,11

 Outra prova foi a própria matéria da TV Tribuna de ontem quando um funcionário demonstra o próprio hollerith comprovando o fato.
O descaso com o servidor é tamanha que a Prefeitura ficou 5 meses sem sequer tomar providencias quanto a um simples Decreto que foi publicado agora com efeito retroativo a janeiro! Isto porque não aumenta um centavo aos vencimentos dos servidores.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Greve dos servidores de Registro. TV Tribuna denuncia: servidor recebe salário menor que o salário mínimo!


TV A Tribuna dá voz ao servidores em greve que reivindicam reposição salarial previsto na Constituição! O servidor Flávio demonstra hollerith com salário menor do que o salario mínimo!!!
TODO NOSSO APOIO AO MOVIMENTO DE GREVE DO FUNCIONALISMO MUNICIPAL DE REGISTRO!





Aprovada Moção de Apelo ao prefeito Gilson para não tirar o CAR e o Laboratório de Registro

Aprovada Moção de Apelo, de minha autoria, ao Prefeito Gilson Fantin, para que não sejam transferidos o CAR - Complexo Ambulatorial Regional - e o Laboratório Regional para outro município.
Aprovamos na última sessão da Câmara, por unanimidade, uma moção de apelo para que o CAR e o LABORATÓRIO REGIONAL permaneçam em Registro. A moção deverá ser endereçada ao prefeito Gilson Fantin como presidente do CONSAUDE.
Importante posicionamento dos vereadores de Registro que mais uma vez mostram união em temas de grande interesse da maioria da população.
Segundo informações do diretor da DRS 12 - Registro, a Secretaria de Estado da Saúde estará alocando mais recursos para o CONSAÚDE para apoiar a crise financeira pelo qual o órgão vem passando. A informação foi dada durante uma reunião de saúde promovida pela comissão permanente da Câmara, no último dia 18, mas segundo o diretor "não há ainda garantias deste recurso novo".
No entanto, eu reafirmo que a suposta economia com aluguel e taxas públicas que seria alcançada com a transferência do serviço para o Hospital de Pariquera-açú não justifica a transtorno para pacientes e funcionários que esta medida traria.
Apresentei Requerimento de Informações pela Câmara, solicitando detalhamento de informações sobre a proposta e as justificativas da medida proposta no Conselho de Prefeitos.
Devemos seguir vigilantes para que esta medida não se efetive. 

Abaixo a Moção assinada por todos os colegas vereadores e vereadora e abaixo o texto na íntegra
____________________________________

Moção de Apelo ao CONSAÚDE para que não sejam transferidas as atividades do Complexo Ambulatorial Regional e do Laboratório Regional para o Hospital Regional Leopoldo Bevilácqua.

 Frente decisão do colegiado de prefeitos do CONSAUDE de transferir as atividades do Complexo Ambulatorial Regional – CAR e do Laboratório Regional para o Hospital Regional Leopoldo Bevilácqua, em Pariquera Açú e, considerando que:
O ambulatório de saúde mental do CAR conta com 3 profissionais médicos psiquiatras que somam 80 h semanais, com atendimento médio de 1000 (mil) consultas de psiquiatria por mês;
O ambulatório de saúde mental conta com assistentes sociais, psicólogo, médico clínico geral, enfermeiro e técnicos de enfermagem;
O ambulatório de saúde mental tem um total de 9.058 pacientes de saúde inscritos sendo que deste total, 3.273 (três mil duzentos e setenta e três) pacientes, 36%, são moradores de Registro.
O ambulatório de neurologia do CAR conta com um médico neurologista clínico com 40 h semanais e que atende aproximadamente 550 (quinhentas e cinquenta) consultas por mês;
Que os pacientes de Registro inscritos no ambulatório de neurologia somam 2.010 pessoas, o que representa 33% do total de 5.993 usuários inscritos.
O CAR é o único ambulatório regional de neurologia de toda região do Vale do Ribeira.
Que o CAR conta com um ambulatório regional, também único na região, na área de infectologia com atendimento médio de 271 consultas médicas mês.
O Laboratório Regional presta serviços de apoio diagnóstico fundamental e atende a maioria dos pacientes de Registro em prédio próprio da Secretaria de Estado da Saúde.
Que a única proposta possível de absorver os pacientes do ambulatório de saúde mental do CAR  seria a instalação de um segundo CAPS no município, uma vez que o CAPS já conta com 2 mil usuários cadastrados o que já ultrapassa sua capacidade de atendimento, de acordo com a proposta terapêutica e do regramento vigente sobre estes pontos de atenção da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial.
Que a transferência dos serviços para outro município, terá um alto custo financeiro, seja para o próprio orçamento da prefeitura de Registro com o transporte de pacientes, seja para os usuários ao se locomoverem por conta própria, seja para os trabalhadores que atuam neste serviço.
Que a proposta de transferência causa também um enorme transtorno para os usuários do ambulatório em especial o de saúde mental, além do risco de comprometer a continuidade dos três ambulatórios uma vez que dependerá da adesão dos médicos à proposta de transferência.
Que o argumento da necessidade de ajuste financeiro, apresentado com justificativa para tal propositura em artigos publicados no site do CONSAUDE, não encontra consistência quando os itens que mais oneram qualquer serviço de assistência à saúde – folha de pagamento e medicamentos – não terão alteração no valor dos gastos com eventual alteração de endereço. A simples justificativa de corte dos gastos com locação do imóvel não pode justificar tamanha perda para os usuários e trabalhadores da saúde.
Isto posto, submetemos à apreciação do Plenário, na forma regimental, a presente Moção de Apelo ao presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira – CONSAUDE, prefeito de Registro Gilson Fantin, para que não transfira as atividades de saúde realizadas em Registro pelo Complexo Ambulatorial Regional – CAR – e pelo Laboratório Regional.
Requeremos igualmente que cópias da presente proposição sejam encaminhadas ao Conselho Municipal de Saúde de Registro, na pessoa da presidenta Karilena Mendes e ao diretor do Departamento Regional de Saúde de Registro – DRS 12 de Registro, senhor Nilson Rezende Lara.

                               Sandra Kennedy Viana
                                            Vereadora 
                                                                                                                  Registro, 22 de maio de 2017

domingo, 28 de maio de 2017

Construindo um mandato popular e participativo. Encontro dos coletivos dos bairros


2o. Encontro dos Coletivos de Bairros - Mandato Popular e Participativo
da Vereadora Sandra Kennedy
Construir um mandato de vereadora com caráter popular e participativo é, de um lado, um desafio, mas de outro lado é onde reside a possibilidade, a meu ver, de que um mandato de esquerda possa ser ferramenta para o fortalecimento da organização popular na luta por direitos, na perspectiva de construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 
O protagonismo e autonomia popular tem centralidade na estratégia de atuação do nosso mandato. Isto porque a ferramenta da luta institucional só tem sentido se for para apoiar a organização do Povo para as transformações profundas que a sociedade precisa. 

Hoje demos um passo importante nesta caminhada: realizamos o 2o. Encontro dos Coletivos de Bairro do nosso mandato. O 1o. foi realizado em dezembro.

Estiveram presentes moradores de quase 20 bairros urbanos e rurais: Alay Correa, Valery, Capinzal, Arapongal, Nosso Teto, Jardim América, Ribeirópolis, Vila Nova, Jardim Virginia, Paulistano, Jardim São Paulo, Bloco B, Bloco D, Vila Ouro, São Francisco, CECAP e Vila da Palha/Agrochá. Muitos coletivos estão ainda em fase de formação.
Fizemos um resgate das ações e lutas mais significativas que o mandato se envolveu nestes primeiros 5 meses e foi uma grata surpresa quanto coisa já pudemos fazer juntos. 

Importante destaque foi dado às vitórias que os moradores da área de despejo, com o nosso apoio, tiveram até o momento. Mas a luta por moradia definitiva continua!

Temas como a falta de iniciativa do prefeito Fantin como por exemplo, em conseguir recursos para iluminar e asfaltar o acesso ao Instituto Federal, ou buscar ampliar os serviços dos correios foi outro destaque.

A falta política para a segurança alimentar e geração de renda  foram temas também trazidos pelos presentes.

A proposta do prefeito Fantin de transferir o CAR e o Laboratório Regional para Pariquera Açú e a falta de medicamentos no CAR foram temas destacados pelos moradores.

O esfacelamento das políticas para as mulheres, o fim do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres e a violência contra a mulher também foram trazidos para a centralidade da reunião de hoje.

Mas muitas destas lutas, serão ampliadas com o reforço da mobilização popular, decidiram os representantes durante o encontro. Isto para que possam ser ouvidos nas suas prioridades, já que a atual administração tucana, se trata definitivamente de uma gestão voltada para os interesses de poucos.
A luta em relação ao transporte coletivo, saúde e contra a violência contra a mulher, são alguns exemplos. Coletivos foram formados para tratar do tema.

Imensa gratidão a todos que se somam neste trabalho, gratidão pela generosidade de se colocarem na luta coletiva e gratidão pela confiança no nosso mandato.