quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Governo Fantin: autoritário e incompetente desmonta a educação no campo

O descaso de governo Fantin com a educação e com a educação do campo, em particular, é assustador!
A Secretária de Educação desrespeita a inteligência dos pais e da população e dá show de inverdades para tentar justificar as medidas autoritárias que toma.
A imposição de alteração de horário na Escola Municipal do Capinzal e agrupamento de salas multisseriadas é a mais nova medida. 
Há poucos dias antes do inicio das aulas os pais foram surpreendidos com um cartaz informando que todas as salas de aula funcionariam no período da manhã (inicio as 7 h).
- Sem reunião com os pais
- Sem reunião com a APM - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES
- Sem a participação da própria equipe técnica, já que a própria secretária disse em reunião na Câmara que supervisor e diretor estavam em férias!
Porque esta medida não é boa?
Horário inadequado para crianças de 5, 6, 7 e 8 anos que tem que tomar ônibus 5:30 h da manhã DEPOIS de CAMINHAR por 1, 2 ou mais quilômetros sob chuva ou frio.
Transporte inadequado. O transporte escolar não poderá ser readequado para separar crianças grandes das menores ou alterar rotas até que se faça nova licitação. Isto significa de 3 a 4 meses. Portanto, neste período as crianças de 5 anos estarão com crianças grandes e em rotas longas que os obrigará a tomar ônibus até 5:30 da manhã.
Área física inadequada: como a ampliação da escola ainda não foi concluída (depois de 3 anos de obras!!!) 140 crianças juntas num mesmo horário ficarão em espaço físico inadequado e, conforme vimos, convivendo ainda com obras.
Imposição de salas multisseriadas: ou seja alunos de series diferentes, mas com o mesmo nivel de aproveitamento ficariam numa mesma sala com um único professor.
Argumentos apresentados pela Prefeitura:
1 - Falou se da importância dos professores serem chegarem no horário numa capacitação que farão uma vez por semana.
                   - NÃO É VERDADE! É possível chegar na cidade com atraso inferior à 15 minutos do inicio do curso.
2- estudos indicam que os alunos aprendem mais no período da manhã (?!) disse a Secretária Simone Patrícia.
                   - NÃO É VERDADE! Todos os estudos indicam o contrário como já afirmei me artigo anterior os especialistas destacam que países como Israel e Estados Unidos já alteraram os horários de início para 8:15 h considerando o desempenho escolar.
Lembrando que, na área rural as aulas começarem às 7 h ainda é pior porque muitos alunos tomam o ônibus às 5:30 h depois de caminharem até 2 km. Portanto, tem de acordar as 4:30 h!!!!
3- que a proposta pedagógica de agrupar os alunos por nível de aprendizagem é uma proposta fundamental para melhorar o nível de aproveitamento dos alunos.
                      - NÃO É VERDADE!  Porque se agrupar ou multisseriar fosse uma boa proposta pedagógica porque não implantar em roda a rede escolar???
É uma proposta somente para BARATEAR CUSTOS reduzindo o numero de professores! Especificamente no caso do Capinzal foi o jeitinho tucano para colocar todos os profissionais no mesmo período para possibilitar o HTP coletivo. 
MÃES E PAIS DOS ALUNOS RECHAÇARAM A PROPOSTA DA PREFEITURA
Em reunião realizada nesta tarde (7/02) entre pais e a equipe da Secretaria de Educação, os pais rechaçaram a proposta apresentada pela Prefeitura quer quanto a alteração do horários como de agrupar as classes. 
Depois do longo debate 95% se manifestaram contrários à proposta apresentada e manifestaram seu enorme descontentamento com o AUTORITARISMO e com o DESRESPEITO com que vem tendo da da prefeitura ao tentarem dissimular a realidade para impor proposta que não respeita a realidade do campo e a opinião dos pais e da APM. 
E mais uma vez a Secretária desrespeita a população quando em reunião combinada com ela a mesma não comparece e envia equipe sem condições de decidir. Ou seja, enviou uma proposta para as salas do ensino infantil permanecer à tarde, mas como não houve aceite dos pais porque querem também os 1,2 e 3 anos do ensino fundamental não houve possibilidade de continuar as negociações porque a equipe não tinha autonomia para decidir
DECISÃO
O pais aguardarão até sexta feira, dia 16/02, para o Prefeito Fantin iniciar as aulas mantendo como funcionou o ano passado - com horários à tarde para o ensino infantil e 1,2 e 3 anos do fundamental e sem salas agrupadas
Caso não se reinicie desta forma os pais farão nova reunião na sexta-feira (16/02) às 14:30 h para tomarem outras medidas como por exemplo procurar a Defensoria Pública, o Conselho Tutelar e a mídia.
Seguimos na luta em defesa de uma educação de qualidade e, em particular, da educação no campo.

Fantin quer impor horário de aulas e crianças de 5 anos do Capinzal terão de pegar ônibus às 5:30 h da manhã!

Crianças de 5 anos deverão tomar ônibus às 5:30 h para estudar! O governo Fantin mudou os horários das aulas do ensino infantil e dos 1° e 2° anos do ensino fundamental da escola municipal do bairro Capinzal, sem sequer conversar com pais dos alunos (além da Secretária ter demonstrado que não conversou sequer com a direção e supervisão da escola). Aliás, autoritarismo é outra marca deste governo. Com esta mudança várias crianças, inclusive com 5 anos incompletos, terão que tomar ônibus por volta de 5:30 h da manhã, depois de ter caminhar até 2 km! Em outros casos, embora morando mais perto da escola, crianças de 5,6,7 e 8 anos de idade, serão prejudicados porque irão dividir transporte escolar com crianças mais velhas da rede estadual. Além dos horários inadequados e do transporte escolar precário, se soma o problema da ampliação da escola estar inacabada e o transporte escolar ainda em contrato emergencial! Uma mudança muita drástica cm grande impacto na vida dos pequeninhos que certamente merecia uma boa explicação por parte da Prefeitura! Sugeri então aos pais uma reunião para discutir o problema com a presença dos colegas vereadores e da prefeitura para entender o porquê de tão drástica medida tomada. Dezenas de pais compareceram à reunião no dia 5, assim como os a grande maioria dos vereadores. A Secretária Municipal de Educação, para surpresa de todos, e em profundo desrespeito a inteligência do pais e vereadores presentes, afirmou que a decisão foi tomada com base em estudos que indicam que o aproveitamento escolar é maior no período da manhã.
Como assim??? Que estudos são estes? A bibliografia mais recente indica o contrário. Por exemplo, de acordo com o neurocientista e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernando Louzada, pós-graduado pela Harvard, em livro em co-autoria com o cientista Luiz Menna-Barreto, lançado recentemente no Brasil. Fernando Louzada, estuda o sono há duas décadas e afirma:
"uma boa alternativa para aumentar o rendimento escolar seria alterar o horário de entrada das aulas pela manhã, como já foi feito em Israel e algumas cidades dos Estados Unidos. O horário de entrada de 7h e 7h30min foi alterado para 8h15min. “O sono é importante para consolidar a memória e por isso, se o estudante dormir pouco ou mal, irá aprender menos no dia seguinte, porque a capacidade de armazenamento de informações será reduzida”,
Os autores destacam também que DORMIR MAIS CEDO NEM SEMPRE RESOLVE. De acordo com Louzada, a prática daquele que precisa acordar muito cedo deve dormir também mais cedo, nem sempre dá certo. A cronobiologia, ciência que estuda os relógios biológicos começa a entender os motivos desta dificuldade, porque alguns conseguem dormir antes do horário normal e outros não. “As diferenças nas preferências pelos horários para dormir fazem parte da constituição biológica. O ambiente ajuda a modificar esta preferência, mas mesmo assim, há limites”, destacou Louzada"

Vou requerer quais as referencias bibliográficas deste estudos mencionados pela secretária! Importante destacar a afirmação de uma mãe “acordar o filho ás 5h na cidade, onde o filho vai de carro para a escola é uma coisa. Agora acordar um filho as 5h para tomar um ônibus às 5:30h depois de caminhar por 1 a 2 km no frio e chuva é bem diferente e no ônibus o filho, viajar sem um colo de mãe ou pai, ir sozinho dentre as crianças maiores, é bem diferente”
Embora a Secretária tenha feito a proposta para "experimentar" a proposta por um mês, a maioria dos pais presentes rechaçaram a proposta e pediram nova reunião, hoje no bairro.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Agrochá 3 - Moradores fazem reunião pública para protestar contra o atraso da entrega das casas.

Hoje, participei de uma reunião pública realizada pelos contemplados do Agrochá 3, na Praça dos Expedicionários, para protestarem contra o atraso na entrega das casas. Reunião na qual Vereador Wander Lopes também se fez presente além de apoiadores solidários à causa.
Parabenizo as pessoas presentes e tantas outras que participam da luta, mas não puderam ir em função de estarem em trabalho.  Foi uma ação muito importante porque trouxe para a sociedade, trouxe à público, um problema que o prefeito vem tratando sem muita prioridade. 
Foi somente a partir da divulgação desta ação pública que a Prefeitura tomou a iniciativa dar uma satisfação de prazos. Em outubro de 2017, foram informados que passariam o Natal nas suas casas e, na verdade, já se avizinha o carnaval não receberam as chaves .


O Agrochá 3 é um empreendimento que teve o convênio assinado no meu governo (dezembro de 2012) e o contrato assinado em outubro de 2013, portanto quase 5 anos!!! 
É muita falta de gestão porque, embora não tenha obrigação formal, deveria ter um compromisso com o povo e interesse pelo projeto e assim ter colocado engenheiros da prefeitura para, em parceria com a Caixa, ter acompanhado de perto a execução da obra. 
O prefeito se elegeu prometendo construir 1500 casas populares, mas não conseguir nem entregar os projetos que herdou do meu governo e sequer deu inicio no único projeto que conseguiu articulou recursos que é o do CDHU.
Depois da reunião pública na Praça os contemplados foram à Câmara Municipal para pedir apoio da Casa para o enfrentamento do problema.