quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Governo Fantin: autoritário e incompetente desmonta a educação no campo

O descaso de governo Fantin com a educação e com a educação do campo, em particular, é assustador!
A Secretária de Educação desrespeita a inteligência dos pais e da população e dá show de inverdades para tentar justificar as medidas autoritárias que toma.
A imposição de alteração de horário na Escola Municipal do Capinzal e agrupamento de salas multisseriadas é a mais nova medida. 
Há poucos dias antes do inicio das aulas os pais foram surpreendidos com um cartaz informando que todas as salas de aula funcionariam no período da manhã (inicio as 7 h).
- Sem reunião com os pais
- Sem reunião com a APM - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES
- Sem a participação da própria equipe técnica, já que a própria secretária disse em reunião na Câmara que supervisor e diretor estavam em férias!
Porque esta medida não é boa?
Horário inadequado para crianças de 5, 6, 7 e 8 anos que tem que tomar ônibus 5:30 h da manhã DEPOIS de CAMINHAR por 1, 2 ou mais quilômetros sob chuva ou frio.
Transporte inadequado. O transporte escolar não poderá ser readequado para separar crianças grandes das menores ou alterar rotas até que se faça nova licitação. Isto significa de 3 a 4 meses. Portanto, neste período as crianças de 5 anos estarão com crianças grandes e em rotas longas que os obrigará a tomar ônibus até 5:30 da manhã.
Área física inadequada: como a ampliação da escola ainda não foi concluída (depois de 3 anos de obras!!!) 140 crianças juntas num mesmo horário ficarão em espaço físico inadequado e, conforme vimos, convivendo ainda com obras.
Imposição de salas multisseriadas: ou seja alunos de series diferentes, mas com o mesmo nivel de aproveitamento ficariam numa mesma sala com um único professor.
Argumentos apresentados pela Prefeitura:
1 - Falou se da importância dos professores serem chegarem no horário numa capacitação que farão uma vez por semana.
                   - NÃO É VERDADE! É possível chegar na cidade com atraso inferior à 15 minutos do inicio do curso.
2- estudos indicam que os alunos aprendem mais no período da manhã (?!) disse a Secretária Simone Patrícia.
                   - NÃO É VERDADE! Todos os estudos indicam o contrário como já afirmei me artigo anterior os especialistas destacam que países como Israel e Estados Unidos já alteraram os horários de início para 8:15 h considerando o desempenho escolar.
Lembrando que, na área rural as aulas começarem às 7 h ainda é pior porque muitos alunos tomam o ônibus às 5:30 h depois de caminharem até 2 km. Portanto, tem de acordar as 4:30 h!!!!
3- que a proposta pedagógica de agrupar os alunos por nível de aprendizagem é uma proposta fundamental para melhorar o nível de aproveitamento dos alunos.
                      - NÃO É VERDADE!  Porque se agrupar ou multisseriar fosse uma boa proposta pedagógica porque não implantar em roda a rede escolar???
É uma proposta somente para BARATEAR CUSTOS reduzindo o numero de professores! Especificamente no caso do Capinzal foi o jeitinho tucano para colocar todos os profissionais no mesmo período para possibilitar o HTP coletivo. 
MÃES E PAIS DOS ALUNOS RECHAÇARAM A PROPOSTA DA PREFEITURA
Em reunião realizada nesta tarde (7/02) entre pais e a equipe da Secretaria de Educação, os pais rechaçaram a proposta apresentada pela Prefeitura quer quanto a alteração do horários como de agrupar as classes. 
Depois do longo debate 95% se manifestaram contrários à proposta apresentada e manifestaram seu enorme descontentamento com o AUTORITARISMO e com o DESRESPEITO com que vem tendo da da prefeitura ao tentarem dissimular a realidade para impor proposta que não respeita a realidade do campo e a opinião dos pais e da APM. 
E mais uma vez a Secretária desrespeita a população quando em reunião combinada com ela a mesma não comparece e envia equipe sem condições de decidir. Ou seja, enviou uma proposta para as salas do ensino infantil permanecer à tarde, mas como não houve aceite dos pais porque querem também os 1,2 e 3 anos do ensino fundamental não houve possibilidade de continuar as negociações porque a equipe não tinha autonomia para decidir
DECISÃO
O pais aguardarão até sexta feira, dia 16/02, para o Prefeito Fantin iniciar as aulas mantendo como funcionou o ano passado - com horários à tarde para o ensino infantil e 1,2 e 3 anos do fundamental e sem salas agrupadas
Caso não se reinicie desta forma os pais farão nova reunião na sexta-feira (16/02) às 14:30 h para tomarem outras medidas como por exemplo procurar a Defensoria Pública, o Conselho Tutelar e a mídia.
Seguimos na luta em defesa de uma educação de qualidade e, em particular, da educação no campo.

Um comentário:

  1. Este tipo de gestão está acontecendo tb no Pontal do Paranapanema! Isto nos mostra o perfil do partido em todo o Estado de São Paulo! Não pode o governo estadual tomar medidas única! Precisa estar parede e com seus colegas no governo municipal!

    ResponderExcluir