quinta-feira, 12 de abril de 2018

Instituto Federal - possibilidades de parcerias para apoiar projetos de engenharia para população de baixa renda.

Participei da inauguração do refeitório estudantil do Instituto federal, campus Registro, nesta última segunda feira, 9/04. Na cerimônia esteve presente o Reitor do Instituto Federal de São Paulo, Professor Eduardo Antonio Modena, além do Diretor do Campus, Walter Varella, o Prefeito Gilson Fantin, lideranças da sociedade civil e  estudantes do Campus.
Após o ato pude conversar com o Reitor para apresentar projetos e sugestões de parcerias com a comunidade local e para sugerir cursos de pós graduação (especialização e mestrado).

Propus parceria entre o INSTITUTO FEDERAL e a PREFEITURA para garantir assistência técnica gratuita para projetos de engenharia para as população de baixa renda.

Um dos projetos que discutimos foi o de construir um acordo de cooperação entre o Instituto Federal, através do curso de Técnico de Edificações,  com a Prefeitura de Registro para assistência técnica pública e gratuita na área de construção, reforma, ampliação para a população de baixa renda.
Esta parceria poderia atender os moradores dos bairros Agrochá, por exemplo, na demanda de projetos de engenharia para a ampliação de áreas para garagem, etc. e atender inúmeras soluções para qualificar a habitabilidade de moradias precárias da população de baixa renda em vários bairros de Registro. Além de ser, ao meu ver, uma ótima possibilidade de prática para o processo de formação dos alunos.
O reitor imediatamente chamou o coordenador do curso de Técnico de Edificações, o Prof. Pedro Henrique Rodrigues e o Pró Reitor de Extensão, Prof. Wilson de Andrade Matos para ouvi los. Houve grande interesse na proposta e de lá para cá estamos já formatando a proposta.
Irei novamente tentar ser recebida pelo diretor do instituto, Prof.  Walter Varella, nos próximos dias para dialogar sobre a proposta. Também fiz indicação parlamentar propondo para a Prefeitura Municipal buscar a parceria com o Instituto.