quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Fantin segue com a política de desvalorização dos servidores públicos de Registro.

Foi votado o projeto que aprova 3,75 % de recomposição salarial dos servidores. 

 O Prefeito Fantin continua desrespeitando os servidores e enviou projeto de Lei com recomposição de apenas 3,75% (referente ao IPCA dos últimos 12 meses), ignorando o acúmulo de mais de 12% de perdas salarias do últimos anos de sua gestão.

Não houve nenhum aumento salarial e continua o vexame da Prefeitura continuar pagando menos de 1 salario minimo para grande parcela dos servidores. 

103 servidores recebem menos que o salário minimo na Prefeitura de Registro!!!


A proposta apresentada pelo Prefeito Fantin é ruim para os servidores porque:

  • não recupera perdas salariais acumuladas em mais de 11,4%, segundo o sindicato da categoria;
  • não garante aumento salarial real para os servidores;
  • não respeita o piso salarial nacional do AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE;
  • não garante reposição salarial para os que recebem salários menores que o salário mínimo porque apenas diminui o valor que a prefeitura, precariamente, paga através de Decreto.

Como relatora da Comissão Relatora da Comissão da Ordem Social, Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo apresentei meu voto apontando todos estes problemas e solicitei:


"Portanto, registre-se o voto desta relatora considerando os fatos apresentados ab anteriori, solicitando ao Poder Executivo que apresente as soluções para resolver a questão dos salários pagos abaixo do salário mínimo nacional, a questão dos salários dos agentes comunitários pagos abaixo do piso nacional da categoria e a questão das perdas acumuladas (11,4%) dos servidores municipais, com a urgência devida". 

Uma comissão de servidores discute o ingresso no Ministério Publico e estão tendo o apoio do meu mandato e de vários outros colegas, vereadores.

Esta política de desvalorização do servidor público de Registro foi instituída no governo Samuel Moreira e seguida pelos seus prepostos que o sucederam com o seu apoio político: Clóvis Vieira Mendes e Gilson Fantin.  

Política de desmonte e desvalorização que foi revertida durante meu governo porque fiz uma gestão que priorizou o servidor público com aumento salarial, reenquadramento na carreira de todos que estavam com salários baixos, implantação do Plano de Carreira e Estatuto do Magistério, além de investir fortemente na qualificação como por exemplo as ADIs que fizeram o curso de pedagogia pago pela Prefeitura.
Esta atuação do Fantin faz parte da receita liberal defendida pelo PSDB e pela direita no país: máquina pública enxuta e sucateada.

Ou existe forma melhor de NÃO garantir serviços públicos para todos e de qualidade do que Prefeitura ter POUCOS  e MAL PAGOS servidores públicos?

Acrescente se  o fato de que nesta Gestão Fantin e esposa, com status de "prefeita segunda", além de mal remunerados os servidos são perseguidos e, em muitas situações, humilhados.