quarta-feira, 4 de outubro de 2017

O Prefeito faria uma caminhada carregando filhos no colos da prefeitura até a UPA?!

Na última semana estive em reunião do CONSELHO GESTOR DE SAÚDE do Bairro Capinzal a convite dos moradores.
Aproveitando a presença da Secretária Municipal de Saúde, Josefa Maria Rangel da Cruz, os moradores e eu reiteramos o pedido para que se garanta com urgência alguns horários de ônibus que passe pela UPA.
Esta solicitação vem sendo encaminhada desde o início do meu mandato. 
Inicialmente com indicação parlamentar, posteriormente em audiência com o secretário Marcos Koyama, em constantes pronunciamentos na tribuna da Câmara e, desde julho aguardamos reunião solicitada ao prefeito por uma  comissão de 13 representantes de vários bairros de Registro. Esta comissão pediu a reunião em nome das mais de 2000 pessoas que assinaram o abaixo assinado entregue ao prefeito.
70% da população usuária do SUS e que depende do transporte coletivo tem como ponto mais próximo da UPA o ponto de ônibus em frente à prefeitura!

É um descaso com a população já que não depende de recursos para que se adeque o contrato. Prova disto é que em conversação direta com a empresa havíamos conseguido adequar para a área rural me março, mas não se sabe porque o prefeito Fantin determinou que se suspendesse a mudança!

Uma boa proposta é convidar o Prefeito para fazer uma caminhada carregando crianças ou acompanhando idosos no trajeto da prefeitura até a UPA!

Falta de planejamento da prefeitura prejudica saúde das crianças na creche da Vila São Francisco


terça-feira, 3 de outubro de 2017

E segue mais um capítulo da educação de "excelência" da Prefeitura de Registro.

Reforma de Creche Municipal com a presença de crianças de berçário (menores de 2 anos) preocupa famílias e comunidade.
Fui procurada nesta semana por mães que tem filhos matriculados na Creche Gente Feliz, Vila São Francisco, para apoiar no enfrentamento de um problema: a reforma e ampliação da creche. 
.
Sim! o que era para ser motivo de comemoração se transformou num problema sério para a saúde das crianças porque a reforma vem sendo feita com as crianças dentro do prédio !!!

Ouvi professores, funcionários e a coordenadora da creche ontem. Hoje ouvi as mães que se reuniram para discutir o assunto.

Estive na creche no período da tarde. Hora do lanche. Me assustei como que vi. Embora com todo cuidado da coordenadora da creche em monitorar a obra tentando "botar ordem" era demais a quantidade de pó decorrente da demolição de paredes e o barulho da obra (paredes caindo, ferramentas trabalhando a madeira, o ferro, a alvenaria...) como é, de fato, qualquer obra de construção/demolição. 

Das mães ouvi uma enorme preocupação com a saúde de seus filhos e filhas porque, grande número de crianças tem doenças respiratórias (asma, bronquites, renites etc) certamente terão o quadro agravado. Muitos casos de crianças com este quadro de saúde!
Todos reconhecemos o esforço que vem sendo feito pela coordenação da creche e equipe em tentar manter limpo o espaço e a importância da Secretaria já ter transferido os bebês.

Começamos o trabalho nesta reunião de hoje. 
Um ofício, elaborado por elas durante a reunião, será enviado pedindo uma audiência com o prefeito e a secretária de Educação. Querem discutir alternativas a proposta de suspensão da obra até que se alugue de um prédio provisório para acolher as crianças enquanto dura a obra, prevista para 90 dias. 

Apresentarão proposta de aluguel de prédio no bairro no valor de R$ 700,00/ mês, o que é perfeitamente factível! Sugerirão um prédio que demandará poucas adequações para receber provisoriamente as crianças. E ainda as famílias querem colaborar apoiando a mudança e arrumação. 

O que elas não querem é ver seus filhos e filhas "amontoados" em uma sala de pouco mais de 30m2 com 25 crianças em meio a muito pó, muito barulho, pessoas estranhas e riscos de acidentes!

Uma luta do povo que terá todo o meu apoio!