terça-feira, 3 de outubro de 2017

E segue mais um capítulo da educação de "excelência" da Prefeitura de Registro.

Reforma de Creche Municipal com a presença de crianças de berçário (menores de 2 anos) preocupa famílias e comunidade.
Fui procurada nesta semana por mães que tem filhos matriculados na Creche Gente Feliz, Vila São Francisco, para apoiar no enfrentamento de um problema: a reforma e ampliação da creche. 
.
Sim! o que era para ser motivo de comemoração se transformou num problema sério para a saúde das crianças porque a reforma vem sendo feita com as crianças dentro do prédio !!!

Ouvi professores, funcionários e a coordenadora da creche ontem. Hoje ouvi as mães que se reuniram para discutir o assunto.

Estive na creche no período da tarde. Hora do lanche. Me assustei como que vi. Embora com todo cuidado da coordenadora da creche em monitorar a obra tentando "botar ordem" era demais a quantidade de pó decorrente da demolição de paredes e o barulho da obra (paredes caindo, ferramentas trabalhando a madeira, o ferro, a alvenaria...) como é, de fato, qualquer obra de construção/demolição. 

Das mães ouvi uma enorme preocupação com a saúde de seus filhos e filhas porque, grande número de crianças tem doenças respiratórias (asma, bronquites, renites etc) certamente terão o quadro agravado. Muitos casos de crianças com este quadro de saúde!
Todos reconhecemos o esforço que vem sendo feito pela coordenação da creche e equipe em tentar manter limpo o espaço e a importância da Secretaria já ter transferido os bebês.

Começamos o trabalho nesta reunião de hoje. 
Um ofício, elaborado por elas durante a reunião, será enviado pedindo uma audiência com o prefeito e a secretária de Educação. Querem discutir alternativas a proposta de suspensão da obra até que se alugue de um prédio provisório para acolher as crianças enquanto dura a obra, prevista para 90 dias. 

Apresentarão proposta de aluguel de prédio no bairro no valor de R$ 700,00/ mês, o que é perfeitamente factível! Sugerirão um prédio que demandará poucas adequações para receber provisoriamente as crianças. E ainda as famílias querem colaborar apoiando a mudança e arrumação. 

O que elas não querem é ver seus filhos e filhas "amontoados" em uma sala de pouco mais de 30m2 com 25 crianças em meio a muito pó, muito barulho, pessoas estranhas e riscos de acidentes!

Uma luta do povo que terá todo o meu apoio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário