domingo, 28 de abril de 2013

CONSAD define os cursos do Pronatec Campo que terão início neste semestre para Registro e região

No último dia 19, o Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (CONSAD)  e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus Registro, definiram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo, iniciando o Programa na região.
 
Os cursos do Pronatec Campo visa o fortalecimento da agricultura familiar no país e na nossa região foram definidos seis cursos para esta primeira fase contemplando as áreas de Agricultura Familiar, Agroecologia, Turismo Sustentável, Aquicultura e Pesca e a área de Cooperativismo. Estes cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração mínima de 160 horas e serão realizados pelo Instituto Federal de Educação, Campus Registro.
O Vale do Ribeira “está na frente de muitas outras regiões do estado em relação a este programa por ser um Território da Cidadania e porque estabelecemos esta prioridade no CONSAD desde o ano passado. Por outro lado, sempre sonhamos de ver uma Instituição de Ensino “falando a linguagem” da região como vem fazendo o Instituto Federal”, afirmou a Coordenadora Geral do CONSAD, Sandra Kennedy Viana.
As duas últimas reuniões do CONSAD realizadas em 05 e 19 de abril tiveram a função de deliberar sobre o tema, após debates anteriores e depois de ouvidas as Câmaras Temáticas  do Consórcio nas áreas de Turismo, Pesca e da consulta feita organizações de Agricultores Familiares da região.
O CONSAD definiu como estratégia, ouvindo o Instituto Federal, que os primeiros cursos deverão ser realizados no próprio Campus de Registro “para que possamos nos apropriar da metodologia e forma de estruturação deste Programa que implica deste material de apoio, apoio financeiro ao estudante para transporte e alimentação, aulas de campo. Em seguida podemos realizar nos demais municípios dependendo das parcerias que se estabelecerem com as prefeituras e do interesse da comunidade” afirmou o Diretor do Campus Antonio dos Santos.
Nesta reunião foi formada a Comissão Operacional Territorial do PRONATEC Campo, composta por dez membros titulares: Claudinei Maciel (Prefeitura de Barra do Turvo), Frederico Dias Batista (vice-prefeito de Itaóca), Antonio de Pádua Nunes (Associação dos Aquicultores do Vale do Ribeira- Aquivale), Carlos Alberto Domingues (Associação Vidas Verdes), Marcos Diniz (engenheiro Florestal e agricultor), José Justino Desidério Filho (presidente do SINTRAVALE – Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul), Vera Muller (Associação dos Deficientes de Pariquera-Açu (Adefipa), Pedro Gonçalves Ferreira (Colônia de Pesca de Peruíbe) e professora Heleni Sousa dos Santos Ferreira (Instituto Federal, Campus Registro) .
Foram eleitos também os suplentes na Comissão: Fernando Perez (Associação dos Aquicultores do Vale do Ribeira- Aquivale), Natacha Vieira De Sousa (Prefeitura de Juquiá), Rafael Tamura Brites (prefeitura de Peruíbe) e Jair Garcia dos Santos (Instituto Federal, Campus Registro) . 
Esta comissão terá sua primeira reunião nesta sexta feira (dia 26) e começará o trabalho de definição dos alunos. Um pré requisito é a relação dos mesmos com a área temática visando garantir que a qualificação leve ao fortalecimento do território rural, isto é, da agricultura familiar e das atividades econômicas relacionadas a esta categoria.
É importante lembrar que o PRONATEC tem outras modalidades coordenadas por outros Ministérios, como o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério do Turismo, entre outros e as demandas dos cursos e inscrições estão sendo feitas por algumas prefeituras da região.