domingo, 13 de abril de 2014

O Vale do Ribeira contará com 51 médicos do "Programa Mais Médicos".

Mais 17 médicos do Programa Mais Médicos chegarão na região, em evento realizado no próximo dia 16 de abril, em Pedro de Toledo.

Neste 4º Ciclo do Programa “Mais Médicos para o Brasil” o Vale do Ribeira volta a ser atendido com médicos para atuar na atenção básica na nossa região. Desta vez 16 médicos serão alocados atendendo 100% do que foi solicitado pelos 9 municípios que se inscreveram nesta fase do Programa, ocorrida em fevereiro: Barra do Turvo (1), Eldorado (2), Iguape (3), Iporanga (1), Pedro de Toledo(2), Registro (4), Apiaí (2), Barra do Chapéu (1) e Ribeira (1).

Somando se aos 34 médicos que já atuam no Programa na nossa região, o "Mais Médicos" chega a marca de 51 médicos no Vale do Ribeira. O que representa investimentos do governo federal de 500 mil reais por mês ou 6 milhões por ano.

A novidade é a inclusão do município de Pedro de Toledo, já que não pode se inscrever quando o Programa foi lançado porque não tinha falta de médico no município, naquele momento. Barra do Chapéu também será atendido pela primeira vez. 

Dentre todos os municípios da região, apenas Ilha Comprida e Cajati não participam do Programa, por opção destas prefeituras. Ilha comprida não se inscreveu e Cajati cancelou solicitação.

Os médicos chegarão na região dia 16 de abril, quarta-feira, a partir de Pedro de Toledo quando haverá recepção com participação dos prefeitos, secretários municipais de saúde, vereadores, equipes de saúde, conselheiros municipais de saúde e a população beneficiada.  

O evento do Ministério da Saúde será na Câmara Municipal de Pedro de Toledo, dia 16,às 14 horas, e é organizado pelo CONSAÚDE, pelo presidente, o prefeito Sérgio Miyashiro, e pelo Secretário Municipal de Saúde de Pedro de Toledo, Dr. Caliba. 

Tenho orgulho de ter presenciado dia-a-dia a construção deste Programa no Ministério da Saúde, de ter presenciado a determinação e coragem do ex Ministro Alexandre Padilha e da presidenta Dilma.Tenho muita alegria ainda por garantir a região do Vale do Ribeira amplamente atendida, inclusive agora, sendo atendida na totalidade da nova solicitação feita pelas prefeituras em fevereiro deste ano, com mais 17 médicos.