quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Moradores do Bairro Bamburral unidos pela qualidade da educação no bairro!

Nesta quarta-feira (27/09) estivemos no Bamburral de Cima para uma reunião sobre educação. A palavra de ordem que mais ouvi dos presentes foi “TEMOS DIREITO À ESCOLA DE QUALIDADE E NO LOCALIZADA NO BAIRRO !”

Organizada pelos moradores - para a qual fui convidada - a reunião discutiu a situação da escola municipal do bairro. Os moradores querem a garantia da Secretaria de Educação de que a transferência dos seus filhos para estudar em outro bairro tenha sido provisória. Justíssima preocupação e terão meu apoio!

Lembraram os presentes que o bairro tem uma história de organização e luta para fortalecer a escola local e até tiveram até mesmo que lutar contra seu fechamento, como queria a gestão Fantin em 2015. 
“Naquela época colocaram dificuldade para fazer um poço para garantir água para a escola só como desculpa para fechar a escola. Lutamos muito e conseguimos manter a escola aqui”, disse dona Paulina, moradora do bairro.

Mas a falta de infra estrutura continua. Desde a última semana as crianças estão sendo transportadas até a EMEF Olga Clivatti (Jardim São Paulo) para frequentar aulas, por falta de merendeira!

“Porque não contrataram outra antes da aposentadoria da merendeira da escola? Porque não continuaram com as duas pessoas da frente de trabalho que tinha na escola? Porque não discutimos coletivamente uma forma de nós, mães, fazermos a alimentação até que se resolvesse isto” eram alguns dos questionamentos das mães dos alunos presentes.


As dificuldades de estrutura não são só da escola do bairro, mas do sistema de educação como se vê na área do transporte escolar com o depoimento de uma aluna de 8 anos, presente à reunião “dizem para colocarmos cinto de segurança e eu também acho bem importante. Mas o problema que temos que sentar em 4 pessoas em cada banco que só cabem 3 e só tem 3 cintos. Tenho medo”. 

As mães lembravam ainda da promessa do prefeito em exercício de instalar brinquedos para as crianças e que, passados 5 anos, nada aconteceu. 
Porque quando vão planejar compra de equipamentos as escolas do sitio ficam por último ou nem entram na lista? Questionou uma moradora durante o debate.

Duas ideias fortes foram construídas durante a reunião:
Temos o direito de ter escola de qualidade no nosso bairro. Como garante a legislação.
•O tipo de escola e de ensino que queremos e onde deve estar localizada é uma decisão e toda a comunidade e não apenas de quem tem filhos hoje na escola.

Um requerimento de informações será enviado ao prefeito Municipal por esta vereadora e por uma comissão de moradores constituída para que, com base nas informações, se discuta quais caminhos a comunidade vai adotar para garantir qualidade do ensino e estrutura para a escola municipal do Bairro Bamburral. 


Aliás escola que passará ser chamada de “Yoshito Matsuzawa”, conforme projeto de lei enviado pelo Poder Executivo para a Câmara Municipal em 1 de agosto de 2017.

Após o recebimento das informações requeridas à secretaria municipal de educação, o nosso mandato e os moradores nos posicionaremos e certamente vai ter luta!

Fica aqui o meu agradecimento aos moradores pelo convite para esta boa luta. 

Parabéns aos moradores pela organização e a minha alegria de ter podido compartilhar esta reflexão com educadores como Conceição Muniz, Jefferson Pecori e Prof. Vanderlei Ribeiro.

Não posso deixar de registrar aqui que, ainda neste mês a secretária de educação esteve na Câmara Municipal e fez um pronunciamento afirmando que a "educação de Registro é de excelência". Não falou por engano não... repetiu várias vezes!