quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Por isso digo, não ao mérito, mas sim as experiências coletivas e ao ser humano coletivo”.

Parabéns Matheus Eduardoparabéns ao povo brasileiro por terem eleito governos democráticos e populares como os governos Lula e Dilma!
A história do Matheus é uma lição que enterra qualquer conceito de meritocracia tão defendido pelos liberais!
Neste segunda feira pude entregar a MOÇÃO DE APLAUSO, de minha autoria, aprovada pela Câmara Municipal de Registro, ao estudante registrense Matheus Eduardo De Pontes Pereira pela aprovação no Curso de Relações Internacionais em 5 universidades diferentes (2 públicas federais – UFRRJ e UNIFESP; 1 pública estadual – UNESP – e 2 privadas pelo PROUNI – UNIVALI e UNIP)!
Matheus é nascido e criado em Registro, tem 17 anos de idade, é estudante e morou toda a sua vida no Bairro Boa Vista Estrada, fato do qual o jovem muito se orgulha. Filho de Sonia Aparecida de Pontes Pereira, que trabalha como Auxiliar de Serviços Gerais na Prefeitura de Registro, e de Alair Pereira, agricultor familiar.
Ao longo de toda sua trajetória como estudante frequentou a escola pública, iniciou os estudos em 2006 na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Bairro Boa Vista onde cursou o ensino fundamental 1, posteriormente fez o ensino fundamental 2 na Escola Estadual Vereador Alay José Corrêa e conclui seus estudos ao fazer o ensino médio na Etec de Registro. Essa histórica nas Escolas Públicas faz Matheus ser um defensor ferrenho da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.
Ao final dessa trajetória foi contemplado com a aprovação no curso de Relações Internacionais em cinco universidades diferentes, sendo que das mesmas duas eram federais (UFRRJ e UNIFESP) uma estadual (UNESP) e duas privadas com bolsa integral pelo PROUNI (UNIVALI e UNIP).
O engajado estudante, agora universitário, afirma: “Friso a importância social e coletiva dessa conquista, uma vez que isso só foi possível graças a uma ação conjunta entre minha família, meus professores e colegas e também em decorrência das políticas sociais implantadas pelos governos do PT nos últimos treze anos. Falar em mérito num país tão desigual quanto o Brasil é uma desonestidade para com todos aqueles que são vítimas do sistema de seleção mais exclusivo e exclusivista que existe: o vestibular. As políticas sociais como o Prouni o Sisu e a implantação de cotas são muito importantes no processo de democratização do acesso à universidade, mas constituem apenas um pequeno ensaio daquilo que é realmente necessário para que a maioria da população possa ter acesso a esse bem público que é o conhecimento. Por isso digo, não ao mérito, mas sim as experiencias coletivas ao ser humano coletivo”.