segunda-feira, 2 de abril de 2018

LULA livre é a esperança para o Brasil e do Vale do Ribeira

LULA livre é a esperança para o Brasil e do Vale do Ribeira

A Caravana da Cidadania

Em dezembro de 1995, a Caravana da Cidadania de LULA percorreu os 15 municípios do Vale do Ribeira, com reuniões e encontros em todas as cidades e muitas comunidades para ouvir, conhecer e debater a nossa realidade. A Caravana terminou com um Seminário em Registro, realizado no colégio Fábio Barreto, onde cerca de 300 pessoas, ao lado de autoridades locais e do governo do Estado de São Paulo puderam debater os desafios para o desenvolvimento do Vale do Ribeira. 

Durante ano de 1996, a equipe liderada pelo Professor José Graziano, hoje Diretor Geral da FAO, cuidou de organizar todas as propostas no documento intitulado Vale do Ribeira Sustentável. O documento foi entregue à época ao Governador do Estado Mario Covas e aos Prefeitos do Vale do Ribeira, durante reunião realizada em Eldorado, SP, logo após a grande enchente ocorrida em janeiro do ano de 1997.

Naquela ocasião, Luiz Inácio LULA da Silva assumiu entre outros compromissos com o Vale do Ribeira: a duplicação da Rodovia Regis Bittencourt, o apoio às comunidades tradicionais e agricultura familiar, a regularização fundiária, a reforma agrária, a implantação de uma Universidade Pública e Gratuita no Vale do Ribeira, assim como defendeu a não construção de Barragens no Rio Ribeira de Iguape.

As conquistas do Vale do Ribeira durante o Governo LULA

Durante o governo LULA, o Vale do Ribeira tornou-se ao mesmo tempo um território prioritário e um exemplo de organização para a promoção do desenvolvimento local e sustentado e que se traduziram nas ações concretas de governo: o programa LUZ PARA TODOS que promoveu cerca de 20 mil ligações de energia no meio rural, a construção do Instituto Federal do Vale do Ribeira em Registro, a duplicação da BR 116, que foi concluída este ano. 

Em 2016, eram 28 mil famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família, como uma das ações que tirou o Brasil do Mapa da Fome como foi reconhecido pela FAO/ONU. 

Com LULA, nos municípios do Vale do Ribeira, 3,6 mil famílias beneficiadas no Minha Casa Minha Vida. E somente aqui em Registro, 1.390 moradias no Jardim Virgínia, nos conjuntos Agrochá 1,2 e 3. A construção da ponte do Ivaporunduva em Eldorado. Em 2014 eram 422 jovens com bolsa no PROUNI, sem contar o FIES, e o crescimento das vagas nas Universidades Federais e os Institutos Técnicos Federais. A agricultura teve amplo apoio com os Programas de ATER, o Crédito do PRONAF e PRONAT, o PAA e a Aquisição de Produtos para a Alimentação Escolar – PNAE.

O Golpe Institucional contra a Democracia

Em julho de 2016, depois de 4 derrotas eleitorais consecutivas, a elite financeira, aliada aos ruralistas, aos grandes grupos de comunicação, ao poder judiciário e com o apoio dos partidos e políticos conservadores: PMDB, PSDB, DEM, PPS e sob a orientação dos interesses multinacionais promoveram um golpe institucional e depuseram a Presidente reeleita Dilma Roussef, sucessora indicada por LULA. Por isso, não há como negar FOI GOLPE. E aqui no Vale do Ribeira o Deputado Federal do PSDB Samuel Moreira se licenciou de seu cargo no Governo do Estado para votar a favor do golpe. E não teve a mesma atitude para votar contra a reforma trabalhista ou para impedir a importação de banana do Equador. Samuel Moreira apoia e defende o governo TEMER, ou seja, está contra os povos e os trabalhadores do Vale do Ribeira.

Entretanto, por todos os cantos do país há sinais de resistência: dos povos tradicionais, mulheres, agricultores familiares, jovens e estudantes, movimentos sociais, universidades, artistas, professores e partidos de esquerda e, portanto o golpe não se consolidou e todos os dias vemos o crescimento dos grupos fascistas, da violência e da tentativa de criminalizar os movimentos sociais, os partidos de esquerda e as lideranças sociais.

A perseguição à LULA

A perseguição judicial e dos grandes meios de comunicação liderados pela GLOBO contra LULA mostram isso com muita clareza. LULA é acusado de ser proprietários de um apartamento triplex em Guarujá que nunca lhe pertenceu. Não há uma prova concreta contra LULA, mas mesmo assim, a Justiça Federal de Curitiba e o Tribunal de Segunda Instancia de Porto Alegre o condenaram com base na convicção de culpa, sem entretanto apresentar um documento completo. Mais do que isso querem prender LULA antes do processo ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

Na verdade o que querem é tirar LULA das eleições presidenciais deste ano, pois sabem do carinho, respeito e do reconhecimento que a grande maioria do povo brasileiro tem pelo Presidente que melhorou a vida, garantiu renda, respeito e orgulho para a imensa maioria.

LULA FOI O MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS

LULA veio do povo e olhou para o povo em primeiro lugar. Criou 20 milhões de empregos, aumentou os salários. Fez o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, o Luz para Todos, O PROUNI e muito mais. LULA é o candidato da esperança do POVO brasileiro. Querem prender LULA para o país continuar nas mãos dos ricos.
Depois de três anos de investigação e ter a sua vida e dos seus filhos toda vasculhada, depois de ter o sigilo bancário e telefônico invadido (quem não se lembra da ligação telefônica da Presidente Dilma que o juiz de Curitiba “vazou” para a imprensa) e nada foi encontrado e que depois foi considerada ilegal pelo Juiz da Suprema Corte Teori Zavascki.

CONDENAR LULA É UMA INJUSTIÇA

Todo mundo já sabe que lula foi condenado sem provas. Não é e nem nunca foi dono do apartamento no Guarujá. Foi um julgamento de cartas marcadas. Foi um julgamento político patrocinado pelos interesses da Rede Globo. Foram tantas acusações mentirosas contra lula e sua família que D. Maria não resistiu e morreu.

PRENDER LULA É ROUBAR O SEU VOTO

Quanto mais batem e querem destruir LULA, mas a confiança e a esperança crescem no coração do povo brasileiro. Mesmo com toda injustiça, perseguição, propaganda da mídia e agora ataques violentos mais cresce a confiança e o reconhecimento do povo em LULA e em tudo o que ele representa. Assim como, volta a crescer a confiança do povo no Partido dos Trabalhadores.
Na verdade querem prender LULA para não deixar ser candidato. Na verdade querem proibir o povo de votar e eleger novamente o melhor presidente do Brasil. Na verdade querem proibir o seu direito ao voto. Na verdade querem mandar sem voto. O outro nome disso é GOLPE. E somente com o povo na rua, organizado, na resistência e na luta conseguiremos reconquistar o Brasil para o seu povo.
Lula livre é a esperança do Brasil. Lula livre é a esperança dos povos e trabalhadores do Vale do Ribeira.

(Texto: Ronaldo Ribeiro)