quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Agrochá 3. Moradores permanecem organizados para garantir entrega em março


Os contemplados do Projeto Minha Casa Minha Vida, Agrochá 3, realizaram importante reunião para analisarem as informações de cronograma de entrega obtidas junto à Caixa Federal e Prefeitura de Registro, na data de ontem.

Preocupados e revoltados com a demora na entrega das moradias, os futuros moradores tem se reunido frequentemente para combinar ações coletivas busando garantir os prazos de entrega que já foram mudados muitas vezes.


Em outubro, durante a cerimônia de entrega do Agrochá 2 a promessa era que o Agrochá 3 seria entregue antes do Natal!!!


A falta de diálogo com os contemplados do Agrochá 2 foi total ao ponto de terem sido avisados na sexta feira do cancelamento da entrega das casas que seria na segunda  feira.



Para evitar episódios como aquele, construímos um proposta junto à Superintendência da Caixa Federal para que fosse criado uma comunicação efetiva e coletiva com os contemplados, através de participação de uma Comissão de representantes em reuniões com a Caixa e Prefeitura.



Ontem, 21/02, aconteceu a terceira destas reuniões com a Caixa e Prefeitura e a informação é que as casas serão entregues em março.

Cris Costa, Eliane e Dionísio representaram os contemplados na reunião que aconteceu na Caixa Federal em Registro.

Fiz contato com a o Gerente Regional da Caixa Federal, em Santos, Wagner Pereira, que também afirmou que “até dia 14/03 os contratos devem estar assinados e até o final do mês de março o Ministério das Cidades deve autorizar a entrega”


Durante a reunião com os contemplados, realizada à noite na Câmara de Vereadores, que contou com a participação do vereador Vander Lopes, além de mim, os contemplados do definiram que 
irão aguardar até dia 20 de março para nova avaliação em reunião que será feita nesta data. Caso não se vislumbre que o cronograma será cumprido os moradores poderão discutir novas ações coletivas e buscar apoio da mídia.

Caso os moradores já estejam nas suas novas casas a reunião será mantida e será realizada no bairro mas com o objetivo de comemorar!


Também foi criada uma comissão para tratar das demandas futuras de saúde e educação do bairro Agrochá 3 uma vez que o empreendimento está sendo entregue sem Posto de Saúde ou Creche.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Servidores: perdas salariais acumuladas no governo Fantin, 12%. Reajuste proposto, 4%. Respeito ao servidor, 0%.

Os servidores pediram reunião para negociar, há mais de 1 mês, e não foram recebidos!
Com esta proposta, além de não atender nem 50% das perdas salarias acumuladas no governo Fantin, centenas de servidores continuam com salários menores que o mínimo! 
Projeto entrou para tramitação na Câmara na data de ontem, dia 19/02, e foi colocado pelo líder do governo para ser votado, às pressas, no mesmo dia!!!
Sem menor tempo para estudos técnicos ou diálogos com os servidores. 

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Vitória no Capinzal! Governo Fantin recua e crianças voltam estudar a tarde


VITÓRIA NO CAPINZAL!
As união da comunidade do Capinzal levou o governo Fantim recuar! As crianças do Pré I e II voltam a ter aulas no período da tarde e as salas multisseriadas não serão implantadas! Parabéns aos pais! Parabéns à Associação de Pais e Mestres!
Os pais e mães dos alunos do ensino fundamental (1º.  e 2º. anos) e da Educação Infantil (Pre I e Pré II) e Vereadores, estivemos reunidos na última sexta feira (dia 16/02) na escola municipal do Bairro Capinzal com a Secretária Municipal do governo Fantim, Simone Patrícia, para tentar reverter a decisão autoritária tomada pela mesma, de transferir todas as turmas da escola para o período da manhã - obrigando as crianças de 4 a 6 anos a acordarem 5:00 h da manhã - e a proposta de implantar salas multisseriadas!
Todo o diálogo com a Prefeitura foi alcançado graças a pressão dos moradores porque "a decisão já estava tomada", segundo a Secretária.
A clareza dos pais de que não se constrói qualidade da educação com autoritarismo usando de premissas pedagógicas muito questionáveis para justificar medidas insustentáveis que não levam em consideração a dinâmica do território rural, somado a união dos moradores fez com que o governo Fantin tivesse que retroceder em pontos muito importantes:
- Educação Infantil volta a funcionar no período da tarde;
- Fim da proposta de salas multisseriadas
- Exigência da apresentação do projeto pedagógico à APM que justifique que os alunos do ensino fundamental (1º.  e 2º. anos) terem sido transferidos para o período da manhã.
Parabenizo as mães e pais pela luta em defesa da: # qualidade do ensino 
# respeito às características da escola do campo
# democracia e respeito às APM
Agradeço também à confiança no nosso mandato.

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Registro vai dar novamente um recado contra a REFORMA DA PREVIDENCIA. Amanhã

Eu irei participar do ATO CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, amanhã em REGISTRO. 
E  VOCE?

Você sabia que se a Reforma do governo Temer for aprovada:

1- A mulher terá de trabalhar mais 7 anos para poder se aposentar! Passa de 55 anos para 62 anos. E o homem também aumenta de 60 para 65 anos?

2- Para receber o valor integral da aposentadoria o servidor público ou o segurado do INSS terá de contribuir 40 anos?

3 - Se o aposentado do INSS contribuir menos que 40 anos vai receber só 60% do salário?
E tem que contribuir no mínimo 15 anos e ter idade de 55 ou 62 anos, se mulher ou homem.

4- Se o servidor público contribuir menos de 40 anos  vai receber só 70% do salario integral?
E tem que contribuir no mínimo 25 anos e ter idade de 55 ou 62 anos, se mulher ou homem.

É uma reforma que não fala em cobrar dívidas das grandes empresas e só fala em tirar direitos dos trabalhadores!

Bora lá participar?! Vamos dar o nosso recado. Só a luta coletiva, muda a vida do povo.

A ato é organizado por vários sindicatos e movimentos e, a nível de Brasil, é organizado por centrais sindicais, pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo.

O Projeto de Lei que tira os nossos direitos é de autoria do Deputado Arthur Maia, do PPS.