quarta-feira, 13 de julho de 2016

SESC em Registro...mais um projeto da nossa gestão, se tornando realidade.

SESC em Registro... Mais um projeto da nossa gestão, se tornando realidade.
Para conquistarmos grandes projetos, seja na vida pessoal ou na vida pública, é preciso ousadia, garra, determinação e compreensão de processo histórico. Quando prefeita não me contentei em ser "zeladora ou gerente" do município. Funções importantes, mas limitada para um mandato de prefeita. Era preciso mais. Era preciso ousar para construir um futuro melhor para Registro e nossa gente. Em todas as áreas. E o SESC também foi assim... Desde 2009, primeiro ano de governo, fazendo reuniões com a direção em São Paulo. O Superintendente técnico social, Joel Naimayer Padula e o Coordenador de assessoria técnica e de planejamento, Sérgio José Batistelli visitaram Registro a meu convite em 2009. Desde então vimos, eu e minha equipe, buscando viabilizar a implantação da Unidade em Registro.  Já em 2009 tivemos a excelente notícia da decisão tomada pelo diretor regional de São Paulo, Danilo Santos de Miranda: o SESC seria implantado em Registro! Seria uma Unidade implantada em área aberta. Na Praça Beira Rio, incluindo o KKKK com construção de uma nova área física com equipamentos de esporte e lazer, também na Praça Beira Rio. 
sesc registroNesta matéria publicada em 2009 trata se de uma das reuniões que fizemos com o SESC na qual participaram o Bunkyo e muitos artistas, artesãos e lideranças de Registro como  Airton Cabral- Chefe da Divisão de Cultura, Arsenio de Morais Rodrigues – Diretor do Decel, Silvio Morenno- assessor da Divisão de Cultura, Vereador Xavier Rufino (Xavico) e seu assessor, Sonia Andrade de Jesus - assessora do presidente da Câmara- Benedito Castro, Simone Aguiar Ferreira - assessora do Vereador Lourival Sales, Fernando Barbosa, mais três representantes do Grupo de Teatro Caixa Preta, Rubens Shimizu, e Lina Shimizu – representantes do Bunkyo, Sessary de Oliveira – músico e artista plástico, Cristina Hirota- professora, Simone Patrícia Castilho Cunha- diretora da Escola Professor Joaquim Goulart e as professoras Edna de Souza Aquino Oliveira e Fabíola Rosa Vassão,  João Barbosa Junior – presidente da Associação dos Músicos e integrante da Banda Rotta, Samuel Peticor- Orquestra Jovem, Adriano Nobrega, Isabel Nóbrega, Gisele Policarpo- artesões. (*4)
Sempre em diálogo com o Bunkyo, porque mantem o museu da imigração Japonesa no KKKK, e com os artistas e artesãos do município, muito nos alegramos e comemoramos!!!
No entanto, não contávamos com o enorme obstáculo, colocado pelo nossos adversários, para que eu pudesse fazer a transferência da ETEC Paula Souza para outro prédio e ceder o prédio do KKKK para a instalação do SESC.  Sem se preocupar com o município e com a importância, do projeto, forças contrárias ao meu governo fez todo tipo de pressão, a partir da ALESP, sobre o Centro Paula Souza e a Secretaria Estadual de Educação para inviabilizar todas as propostas que apresentávamos para melhor acolher os alunos na ETEC em outro prédio e, ao mesmo tempo, viabilizar a implantação do SESC no KKKK. “Eles venceram”. A implantação da Unidade do SESC em Registro ficou adiada. Lamentavelmente! (*1), (*2) e (*3)

No entanto, o atual governo municipal, embora com as "forças políticas" favoráveis ainda não conseguiu viabilizar. O que será anunciado na presente data é o início das atividades de implantação com a nomeação da gerente da Unidade de Registro. Lá se foram mais 4 anos de atraso de um projeto que era para estar implantado e dando frutos. Era esta a decisão expressa da diretoria do SESC em 2009 e com todo o apoio da população de Registro!

Gratidão e admiração ao diretor do SESC São Paulo, Dr Danilo Santos de Miranda e sua equipe, Joel Padula e Sergio Batistelli, pela sensibilidade ao tomar esta decisão e pelo compromisso em continuar construindo as condições necessárias para que a nossa região do Vale do Ribeira pudesse alcançar este projeto que, para todos nós, é "um sonho sonhado junto que virou realidade".

Imensa gratidão a população de Registro pela oportunidade de ter governado nosso município!

(*1) http://www.registro.sp.gov.br/nn/2167,prefeita-pede-audiencia-com-secretario-de-desenvolvimento-para-tratar-da-efetivacao-da-etec
(*2) http://www.registro.sp.leg.br/noticias/noticias-2010/vereador-cleiton-peniche-comemora-a-fixacao-do-etec-em-registro
(*3) https://issuu.com/illustrativa/docs/278 - pagina 06
(*4) http://www.omelhordoribeira.com.br/noticias/registro/356-comitiva-visita-e-fortalece-a-vinda-do-sesc-para-registro