terça-feira, 28 de julho de 2020

A situação das UTIs COVID-19 no Vale do Ribeira: precárias e lotadas!


Não adiante esconder a realidade com números. Os dados da pandemia COVID-19 em Registro e no Vale do Ribeira são alarmantes e a atuação dos nossos governantes mais ainda. 
A taxa de ocupação de leitos de UTI, que na sexta-feira (24/07) era de 65,5%, mostra com muita clareza nossa preocupação. O número de leitos é informado pelos próprios hospitais para a DRS -12.  

Importante lembrar que foi com base nesse índice o Vale do Ribeira saiu da “fase vermelha” para a “fase amarela”, o que permitiu a diminuição das restrições das atividades econômicas.

Mas a realidade é outra. Na prática o que verificamos, nos últimos dias, foi um aumento muito grande do número do número de internações na região. Em Registro temos 6 estão internados e 13 óbitos. Já passamos de 690 casos.

Já no início da semana passada, recebemos informações de que pacientes estavam sendo transferidos para hospitais de outras regiões. Fato comprovado depois pela reportagem da TV Tribuna.

Ou seja, o que tudo indica é que, provavelmente os 10 leitos de UTI que o Hospital Regional Leopoldo Bevilácqua (Pariquera-Açú) afirmou possuir e os 15 leitos de UTI informados pelo Hospital Regional de Registro “Dr. Sergio A. H. Torres”, ao que parece, não estão disponíveis ou na verdade provavelmente não existem. Senão como se explica que se havia leitos de UTI disponíveis foi preciso transferir pacientes para outra região?!

Além do falto de que o governador não cumpriu o prometido, em 3 de junho, de instalar novos 10 leitos no HRR!

Uma irresponsabilidade!
Por isso eu me reuni com o Promotor Público de Registro, na última quinta-feira, para conversar noticiar o assunto. Entrei em contato com o Deputado Federal Alexandre Padilha e o Deputado Estadual José Américo para levantar mais informações junto aos governantes e fiscalizar o assunto.

Tudo o que não precisamos agora é ter que enfrentar uma nova onda da pandemia do Coronavírus. Principalmente se for motivada pela irresponsabilidade dos nossos governantes. Querem enfrentar o grave problema mundial saúde, que causa tanta dor e sofrimento, com soluções mágicas, seja receitando remédios que não funcionam, seja com número de leitos de UTI, que na verdade não existem. 

Vamos fiscalizar. Hoje, vamos continuar trabalhando nesse assunto para garantir a vida e o sustento do nosso povo de Registro. Vamos continuar com toda reponsabilidade necessária para vencer o desafio da Pandemia do COVID-19.