quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Fantin quer impor horário de aulas e crianças de 5 anos do Capinzal terão de pegar ônibus às 5:30 h da manhã!

Crianças de 5 anos deverão tomar ônibus às 5:30 h para estudar! O governo Fantin mudou os horários das aulas do ensino infantil e dos 1° e 2° anos do ensino fundamental da escola municipal do bairro Capinzal, sem sequer conversar com pais dos alunos (além da Secretária ter demonstrado que não conversou sequer com a direção e supervisão da escola). Aliás, autoritarismo é outra marca deste governo. Com esta mudança várias crianças, inclusive com 5 anos incompletos, terão que tomar ônibus por volta de 5:30 h da manhã, depois de ter caminhar até 2 km! Em outros casos, embora morando mais perto da escola, crianças de 5,6,7 e 8 anos de idade, serão prejudicados porque irão dividir transporte escolar com crianças mais velhas da rede estadual. Além dos horários inadequados e do transporte escolar precário, se soma o problema da ampliação da escola estar inacabada e o transporte escolar ainda em contrato emergencial! Uma mudança muita drástica cm grande impacto na vida dos pequeninhos que certamente merecia uma boa explicação por parte da Prefeitura! Sugeri então aos pais uma reunião para discutir o problema com a presença dos colegas vereadores e da prefeitura para entender o porquê de tão drástica medida tomada. Dezenas de pais compareceram à reunião no dia 5, assim como os a grande maioria dos vereadores. A Secretária Municipal de Educação, para surpresa de todos, e em profundo desrespeito a inteligência do pais e vereadores presentes, afirmou que a decisão foi tomada com base em estudos que indicam que o aproveitamento escolar é maior no período da manhã.
Como assim??? Que estudos são estes? A bibliografia mais recente indica o contrário. Por exemplo, de acordo com o neurocientista e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernando Louzada, pós-graduado pela Harvard, em livro em co-autoria com o cientista Luiz Menna-Barreto, lançado recentemente no Brasil. Fernando Louzada, estuda o sono há duas décadas e afirma:
"uma boa alternativa para aumentar o rendimento escolar seria alterar o horário de entrada das aulas pela manhã, como já foi feito em Israel e algumas cidades dos Estados Unidos. O horário de entrada de 7h e 7h30min foi alterado para 8h15min. “O sono é importante para consolidar a memória e por isso, se o estudante dormir pouco ou mal, irá aprender menos no dia seguinte, porque a capacidade de armazenamento de informações será reduzida”,
Os autores destacam também que DORMIR MAIS CEDO NEM SEMPRE RESOLVE. De acordo com Louzada, a prática daquele que precisa acordar muito cedo deve dormir também mais cedo, nem sempre dá certo. A cronobiologia, ciência que estuda os relógios biológicos começa a entender os motivos desta dificuldade, porque alguns conseguem dormir antes do horário normal e outros não. “As diferenças nas preferências pelos horários para dormir fazem parte da constituição biológica. O ambiente ajuda a modificar esta preferência, mas mesmo assim, há limites”, destacou Louzada"

Vou requerer quais as referencias bibliográficas deste estudos mencionados pela secretária! Importante destacar a afirmação de uma mãe “acordar o filho ás 5h na cidade, onde o filho vai de carro para a escola é uma coisa. Agora acordar um filho as 5h para tomar um ônibus às 5:30h depois de caminhar por 1 a 2 km no frio e chuva é bem diferente e no ônibus o filho, viajar sem um colo de mãe ou pai, ir sozinho dentre as crianças maiores, é bem diferente”
Embora a Secretária tenha feito a proposta para "experimentar" a proposta por um mês, a maioria dos pais presentes rechaçaram a proposta e pediram nova reunião, hoje no bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário