domingo, 28 de maio de 2017

Construindo um mandato popular e participativo. Encontro dos coletivos dos bairros


2o. Encontro dos Coletivos de Bairros - Mandato Popular e Participativo
da Vereadora Sandra Kennedy
Construir um mandato de vereadora com caráter popular e participativo é, de um lado, um desafio, mas de outro lado é onde reside a possibilidade, a meu ver, de que um mandato de esquerda possa ser ferramenta para o fortalecimento da organização popular na luta por direitos, na perspectiva de construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 
O protagonismo e autonomia popular tem centralidade na estratégia de atuação do nosso mandato. Isto porque a ferramenta da luta institucional só tem sentido se for para apoiar a organização do Povo para as transformações profundas que a sociedade precisa. 

Hoje demos um passo importante nesta caminhada: realizamos o 2o. Encontro dos Coletivos de Bairro do nosso mandato. O 1o. foi realizado em dezembro.

Estiveram presentes moradores de quase 20 bairros urbanos e rurais: Alay Correa, Valery, Capinzal, Arapongal, Nosso Teto, Jardim América, Ribeirópolis, Vila Nova, Jardim Virginia, Paulistano, Jardim São Paulo, Bloco B, Bloco D, Vila Ouro, São Francisco, CECAP e Vila da Palha/Agrochá. Muitos coletivos estão ainda em fase de formação.
Fizemos um resgate das ações e lutas mais significativas que o mandato se envolveu nestes primeiros 5 meses e foi uma grata surpresa quanto coisa já pudemos fazer juntos. 

Importante destaque foi dado às vitórias que os moradores da área de despejo, com o nosso apoio, tiveram até o momento. Mas a luta por moradia definitiva continua!

Temas como a falta de iniciativa do prefeito Fantin como por exemplo, em conseguir recursos para iluminar e asfaltar o acesso ao Instituto Federal, ou buscar ampliar os serviços dos correios foi outro destaque.

A falta política para a segurança alimentar e geração de renda  foram temas também trazidos pelos presentes.

A proposta do prefeito Fantin de transferir o CAR e o Laboratório Regional para Pariquera Açú e a falta de medicamentos no CAR foram temas destacados pelos moradores.

O esfacelamento das políticas para as mulheres, o fim do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres e a violência contra a mulher também foram trazidos para a centralidade da reunião de hoje.

Mas muitas destas lutas, serão ampliadas com o reforço da mobilização popular, decidiram os representantes durante o encontro. Isto para que possam ser ouvidos nas suas prioridades, já que a atual administração tucana, se trata definitivamente de uma gestão voltada para os interesses de poucos.
A luta em relação ao transporte coletivo, saúde e contra a violência contra a mulher, são alguns exemplos. Coletivos foram formados para tratar do tema.

Imensa gratidão a todos que se somam neste trabalho, gratidão pela generosidade de se colocarem na luta coletiva e gratidão pela confiança no nosso mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário