sábado, 20 de maio de 2017

Gestão Gilson Fantin na presidência do CONSAÚDE traz ameaça a saúde de Registro!

Pacientes, familiares, população de Registro e região vêm lutando, desde o início deste mês, contra a ameaça de transferência do Laboratório Regional (antigo Adolfo Lutz) e o Complexo Ambulatorial Regional – CAR, do CONSAUDE,  de Registro para o município de Pariquera-Açú.





E, estranhamente corremos este risco justamente agora que o prefeito Gilson Fantin, de Registro, é o presidente do CONSAÚDE, e quando temos uma gestão que se diz “alinhado" do governador e “amiga” do deputado federal licenciado, hoje chefe da Casa Civil...
Se com estes amigos podemos perder serviços importantes como estes , imaginem se a gestão não tivesse estes amigos então...


A notícia foi publicada no site do Consórcio no dia 02/05 como uma proposta já aprovada pelo Conselho de Prefeitos devido uma orientação da Secretaria da Saúde visando a “reorganização do serviço” em função de redução de gastos. 

No entanto esta justificativa que não encontra sustentação em qualquer avaliação de custo benefício. 

Mais uma vez o prefeito Gilson Fantin não cumpre o que promete!

O prefeito prometeu na posse no cargo de presidente do CONSAUDE no início deste ano:

“Vamos trabalhar para ampliar os investimentos do Governo do Estado no custeio e na infraestrutura da saúde na nossa região, melhorar a qualidade do atendimento à população e valorizar os servidores da saúde. Com o novo hospital de alta complexidade de Registro e a ampliação do hospital de Pariquera-Açu, o Consaúde precisa acompanhar esse processo, exigindo que os serviços sejam oferecidos de acordo com o que foi programado”

Ao invés de cumprir o que prometeu, buscando mais recursos para o CONSAUDE e melhorando a gestão, resolve tirar direito garantido do povo de Registro e ameaçando as condições de trabalho dos funcionários!

O ambulatório de saúde mental tem 9.058 pacientes inscritos sendo que 3.273 pacientes, 36%, são moradores de Registro! Conta com 3 médicos psiquiatras (80 h/semanais), com atendimento médio de 1000 consultas de psiquiatria por mês, além de assistentes sociais, psicólogo, médico clínico geral, enfermeiro e técnicos de enfermagem;.

O ambulatório de neurologia conta com um médico neurologista clínico com 40 h semanais e atende aproximadamente 550 consultas por mês. 35%, em média, são pacientes de Registro. É o único ambulatório regional de neurologia de toda região do Vale do Ribeira onde os pacientes de Esclerose Múltipla, Mal de Parkinson, Alzeimer, por exemplo, são acompanhados.

É também no CAR que temos o único ambulatório de infectologia da região com atendimento médio de 270 consultas médicas por mês dos pacientes com AIDs, Hepatites, etc

O Laboratório Regional, além de fazer todos os exames dos pacientes do CAR, atende os pacientes de Registro em apoio para diagnóstico.

Tirar o CAR e o Laboratório de Registro não trará nenhuma economia significativa, já que o corte de gastos seria apenas com o custo do aluguel e taxas públicas. Mas, certamente o custo será alto para a prefeitura de Registro, com o transporte de pacientes, e para os usuários que tiverem que se locomover por conta própria! Para não falar do transtorno para os mais de 80 trabalhadores que atuam nestes serviços.

Moção de Apelo será votada na sessão da Câmara de 22/05
Na última sessão da Câmara (15/05) os vereadores Ton Adorno, Rafael Freitas, Heitor Sansão, Roberto Stuchi e eu apresentamos uma Moção de Apelo que, se aprovada pelo plenário da Câmara, será encaminhada ao Presidente Gilson apelando para que o CAR e o LABORATÓRIO permaneçam em Registro.

Outras ações do mandato:

Também apresentei Requerimento ao Superintendente do CONSAÚDE solicitando informações a respeito, visitei recentemente a equipe gestora do CAR e venho acompanhando os movimentos de resistências dos funcionários e usuários do CAR e do Laboratório.
Na dia 18/05 em reunião sobre os graves problemas de saúde em Registro, organizada pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, sob a presidente do vereador Ton Adorno, este tema foi também discutido e o Diretor Nilson Resende Lara afirmou que "está se buscando alternativas para se manter os serviços em Registro". 

"Só a Luta a Vida Muda"

Comunidade e funcionários lutam contra a medida:
Muitas ações vem sendo feitas nos últimos dia para reverter esta decisão. 



O SINDSAUDE tem conseguido espaço na mídia local - duas entrevistas na Radio 99 FM com grande repercussão - vem distribuindo uma Carta Aberta à população e articulado a ação junto às lideranças politicas nas Câmaras Municipais e ALESP.


Um abaixo assinado também está circulando através dos funcionários, pacientes e familiares.
Parabéns a todos pela garra!




Reafirmo que não haverá nenhuma redução significativa de gastos com a transferência dos serviços para Pariquera já que os maiores gastos são com folha de pagamento e medicamentos, cujos gastos se manterão. 

Ou será que esta é uma manobra para forçar demissão de funcionários??? Ou para reduzir fornecimento de medicamentos?



Deve se considerar ainda o risco de comprometer a continuidade dos três ambulatórios uma vez que dependerá da adesão dos médicos à proposta de transferência.

Tristes dias... mas a resistência promete vitória!

Um comentário: