sexta-feira, 1 de março de 2013

Ex Secretário fala sobre a importância da Secretaria de Educação contar com estoque de uniformes escolares de, pelo menos 10% do total de alunos, para garantir reposição durante o ano.

Publico Nota de Esclarecimento do ex Secretário de Educação, na nossa gestão, Professor Josimar José Rosa.
Publico em respeito a população de Registro que acessou a matéria publicada pela Prefeitura de Registro. No entanto, não posso deixar de expressar minha indignação pelo fato de uma ação permanente da Secretaria da Educação de armazenamento de uniformes para reposição no decorrer no ano (no intervalo entre as compras anuais) tenha se transformado num suposto "ato irregular". Ora, iniciar o ano letivo com sobras de uniformes para reposição para alunos novatos ou com necessidade de nova numeração faz parte de um estoque mínimo que a Secretaria deve ter de, pelo menos, 10% do total de alunos.
Só espero que esta euforia em encontrar as peças de uniformes, que não somam 8% do total de alunos, não leve a gestão atual esquecer que deve iniciar, com urgencia, a compra de uniforemes para 2013 de quase 7 mil kits ou 70 mil peças de uniformes para garantir o direito dos alunos. Para manter a frequencia de entrega anual a próxima entrega de uniformes deve ser feita em agosto deste ano. Segue nota do Secretário 
                NOTA DE ESCLARECIMENTO
 Em respeito a população do Município de Registro, me dirijo aos órgãos de comunicação para esclarecer sobre a  matéria elaborada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Registro sobre uniformes escolares adquirido em  anos anteriores e que serão distribuídos neste inicio de ano.
Talvez a pouca experiência, natural em início de governo, fez com que a atual gestão tenha entendido uma quantidade de uniformes armazenados no almoxarifado da Secretaria de Educação como uniformes sem programação de uso. Quando a realidade mostra, que a demanda de reposição de uniformes escolares, entre uma compra e outra, é grande e freqüente ao longo do ano. Assim esclareço que:
 1- A rede municipal de Registro conta com aproximadamente 6.700 alunos e, quando se faz uma aquisição, como a de uniformes, deve-se garantir uma porcentagem a mais para atender a demanda que surge durante o ano e possíveis reposições, sendo assim, normalmente o planejamento reserva 10% do material. Do ponto de vista administrativo esta reserva se faz necessária uma vez que a rede educacional é muito dinâmica e temos situações como a matrícula de novos alunos durante o período e, de alunos que crescem muito rapidamente, entre outras possibilidades.
2- Se observarmos as informações desta matéria podemos, de pronto, inferir que os 423 kits (completos) representam, em termos percentuais, um pouco mais de 5% dos alunos da rede e, os demais itens avulsos (referente aos uniformes) se transformados em kits teríamos mais 340 kits, que somados aos anteriores equivalem aos 10%.
3- As mochilas e estojos também fazem parte de reserva para reposição de acordo com as necessidades das escolas durante o ano letivo.
4- É importante ressaltar que estes materiais estavam no almoxarifado da Secretaria de Educação, porque é justamente este o local apropriado para estarem. Assim, como os demais itens necessários ao atendimento da rede municipal de ensino de forma a se ter um controle mais efetivo. Saliento ainda que, o “Almoxarifado” contava com um Chefe de Seção e uma chefia responsável pela distribuição, além de um motorista e dois auxiliares de serviços gerais, todos estes trabalhando diretamente no prédio onde se encontra o almoxarifado, de forma que o uniforme escolar não estava escondido e sim devidamente acomodado para atender as necessidades do início deste ano de 2013. Cabe informar que esta quantidade de material seria suficiente para atender no máximo duas escolas centrais da rede municipal, lembrando que temos 53 unidades escolares.
                Por fim, cabe esclarecer que não houve nenhum descaso e nem desperdício pois os referidos uniformes estão em perfeitas condições para serem usados conforme previsto, restando apenas que se dê o devido destino aos mesmos, que é a reposição de uniforme entregue aos alunos em agosto de 2012.

Professor Josimar José Rosa
Ex Secretário Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário