terça-feira, 21 de agosto de 2018

O acesso à medicamentos fica cada vez mais difícil e longe da população no governo Fantin!

Nosso mandato, ao lado de outros colegas vereadores, vem tentando apoiar uma solução para um problema, criado pelo governo Fantin, que levou a centralização da dispensação de medicamentos no SUS em Registro.

Isto é, em muitos bairros os medicamentos não são mais entregues nos "Postinhos", (Unidades da Estratégia Saúde da Família), levando a população a vir buscar a medicação somente nas UBS do Centro, Vila Nova ou Bloco B.


Realizamos hoje uma importante reunião Delegada do Conselho Federal de Farmácia (CRF), Seccional de Registro, Dra. Virgínia Schmidt Cheaitou, para tratar do tema.

Nesta reunião participaram, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nelson Messias, e a enfermeira Ezeiza Stockler, representante dos trabalhadores no mesmo Conselho.

A solução para a falta de uma estratégia do governo Fantin para garantir o cumprimento da legislação referente ao exercício da profissional de Farmacêutico na dispensação de medicamentos nas Unidades Saúde da Família ou para a falta planejamento para contratação de equipe de enfermagem não pode ser a penalização da população!

Temos uma situação onde as equipes de enfermagem estão muito sobrecarregadas, já que não houve a reposição dos trabalhadores da saúde que era contratado pela APAMIR (demitidos por determinação do Ministério Publico)

As equipes de enfermagem, além de sobrecarregadas vem fazendo a dispensação de medicamentos, desempenhando uma atribuição que não é dela na assistência farmacêutica. 

Penso que não é possível nosso orçamento municipal comportar uma contratação de um farmacêuticos por Unidade de Saúde, mas tenho certeza que é possível fazer um PLANO DE AÇÃO que garanta a assistência farmacêutica de qualidade, sob a responsabilidade de farmacêuticos, e com dispensação em todas as unidades de saúde.

Solicitamos à Delegada, documentos e uma nova reunião com a presença dos fiscais do CRF, do Conselho Municipal de Saúde, da Câmara Municipal e dos profissionais de saúde da área de enfermagem e assistência farmacêutica.

Destaco aqui o papel importante que o Conselho Municipal de Saúde vem desempenhando na condução deste problema, assim como a atuação firme e propositiva da equipe de enfermagem!

Com a decisão de centralizar em apenas 3 unidades de saúde o governo Fantin (PSDB) vem conseguindo criar ainda mais um problema para a população do SUS- que representa 85% da população de Registro - e fazendo com que o prometido "REMÉDIO EM CASA", um dos seus principais pontos do "programa" de governo, venha recebendo outro nome na vida real: "REMÉDIO BEM LONGE DE SUA CASA".

Nenhum comentário:

Postar um comentário