quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Vale do Ribeira. Cena 6

Compartilho um dia de andanças, em janeiro,  pelo Vale do Ribeira. Um dia em que o acaso das conversas, encontros e reencontros me recolocou frente a frente com uma realidade de inclusão social, dignidade e cidadania vivido por aqueles que há pouco mais de uma década pareciam nem fazer parte do mundo seleto dos que tinham vez o voz. Nem existiam na agenda da sociedade e dos governos. Um dia em que a realidade volta a falar mais do que qualquer publicação acadêmica, qualquer aula ou qualquer mídia: o Brasil é de fato um país que está vivendo anos de grande processo de inclusão social e de garantia de direitos. Isto é fato, também no Vale do Ribeira!

Cena 6
Máquinas para manutenção de estradas rurais


Continuando nossa viagem e, de fato emocionados pelo que presenciamos, Cláudio foi ainda me mostrando as estradas recuperadas pela prefeitura com o apoio da motoniveladora e retroescavadeira recebidos do governo federal no final do ano passado."Inclusive agora poderemos completar a implantação de ligações e de rede de energia elétrica nas áreas mais distantes nesta região dos quilombos, porque dependíamos do acesso pelas estradas", afirma Cláudio, agente do Luz Para Todos na região.

Todos os municípios do Vale do Ribeira receberam do governo Dilma retro escavadeiras em 2012 e motoniveladoras em 2013!

Esta postagem faz parte de um conjuntos de 6 cenas,  postados em separado, que falam de solidariedade, organização das comunidades tradicionais, acesso a energia elétrica como garantia de direitos, oportunidades de estudo e qualificação profissional com o PRONATEC e Instituto Federal , máquinas para manutenção das estradas para a agricultura familiar e qualidade de vida no campo... bons exemplos do quanto o Brasil mudou e o quanto foi possível avançar na garantia de direitos e de oportunidades. Que nos mostram que muita coisa mudou e para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário