quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Vale do Ribeira. Cena 4


Compartilho um dia de andanças, em janeiro,  pelo Vale do Ribeira. Um dia em que o acaso das conversas, encontros e reencontros me recolocou frente a frente com uma realidade de inclusão social, dignidade e cidadania vivido por aqueles que há pouco mais de uma década pareciam nem fazer parte do mundo seleto dos que tinham vez o voz. Nem existiam na agenda da sociedade e dos governos. Um dia em que a realidade volta a falar mais do que qualquer publicação acadêmica, qualquer aula ou qualquer mídia: o Brasil é de fato um país que está vivendo anos de grande processo de inclusão social e de garantia de direitos. Isto é fato, também no Vale do Ribeira!



Cena 4 
PRONATEC

Continuando a conversa com Lourdes, logo chega de mansinho, Raone, um jovem de não mais que 20 anos que, se dirigindo a mim diz ter me encontrado na formatura do PRONATEC CAMPO, quando ele se formou em condutor de turismo de aventura, no ultimo mês. A emoção tomou conta de Cláudio e mim. Estávamos numa comunidade quilombola distante, frente a frene com pessoas dando depoimentos casuais sobre exemplos fortes de inclusão social: o acesso de comunidades isoladas a energia elétrica e a oportunidade para os jovens, também do campo, de se profissionalizarem de qualificarem de terem oportunidade de construir um futuro melhor para si e suas famílias.

O jovem Raoni é exemplo disto. Saía 3 vezes da semana da sua comunidade para fazer o curso do Pronatec em Registro, curso que em todo o Brasil, além da oportunidade de acesso a qualificação profissional, fornece material, uniforme, apoio para o transporte e uma ajuda de custo ao aluno. "No entanto, na nossa região, os cursos aconteceram com pouca estrutura já que o MEC não repassou os recursos no tempo correto prejudicando enormemente a realização dos cursos.Houve grande esforço do Instituto Federal de Registro em superar os problemas, no entanto, a falta de repasse prejudicou o desenvolvimento de muitas das atividades previstas.

Foram os primeiros cursos do Pronatec Campo implantados na nossa região e fomos a única região do estado a implantar estes cursos graças a um grande esforço do Território da Cidadania através do CONSAD para trazer este projeto para o Vale. 

O Pronatec Campo é financiado pelo MEC e implantado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário com articulação na região através do Território da Cidadania e dos suas instâncias de pactuação, no caso do Vale do Ribeira pelo CONSAD" (texto em negrito e entre aspas editado após colaboração dos ex alunos e professores do Curso)
Lurdes e Carlos e os filhos felizes com o acesso a energia elétrica, Raon orgulhoso do curso técnico que fez pelo PRONATEC, que mesmo com tantos problemas na sua realização, sabe que nunca antes ousou pensar em oportunidades como esta. 

Esta postagem faz parte de um conjuntos de 6 cenas,  postados em separado, que falam de solidariedade, organização das comunidades tradicionais, acesso a energia elétrica como garantia de direitos, oportunidades de estudo e qualificação profissional com o PRONATEC e Instituto Federal , máquinas para manutenção das estradas para a agricultura familiar e qualidade de vida no campo... bons exemplos do quanto o Brasil mudou nos governos Lula e Dilma e o quanto foi possível avançar na garantia de direitos e de oportunidades. Que nos mostram que muita coisa mudou e para melhor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário