quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Vale do Ribeira. Cena 3

Compartilho um dia de andanças, em janeiro,  pelo Vale do Ribeira. Um dia em que o acaso das conversas, encontros e reencontros me recolocou frente a frente com uma realidade de inclusão social, dignidade e cidadania vivido por aqueles que há pouco mais de uma década pareciam nem fazer parte do mundo seleto dos que tinham vez o voz. Nem existiam na agenda da sociedade e dos governos. Um dia em que a realidade volta a falar mais do que qualquer publicação acadêmica, qualquer aula ou qualquer mídia: o Brasil é de fato um país que está vivendo anos de grande processo de inclusão social e de garantia de direitos. Isto é fato, também no Vale do Ribeira!

Cena 3
Luz para Todos
Ainda no caminho de volta a Registro, passando pelas comunidades quilombolas de Barra do Turvo, o amigo Claudio Garrafão que é o Agente do Programa Luz para Todos na região e que me acompanhava nesta caminhada regional, me falava que estas famílias conseguiram ter acesso a energia há 2 anos atrás e graças ao Programa Luz Para Todos. Resolvi parar numa casa a beira da estrada. Casa simples, barreada e que exibia uma antena parabólica ao lado parecendo dizer “aqui tem energia elétrica”. Fomos logo sendo bem recebidos pela família, senhor Carlos, dona Lourdes e filhos menores. Com alegria falaram da dificuldade imensa das várias gerações que moraram naquele lugar sem acesso a energia elétrica e da alegria da “chegada da luz há dois anos”. Quando, ingenuamente, quis “ensinar” lembrando que foi o governo Lula quem implantou este programa e Dilma continuou, logo fui corrigida “é dona Sandra, mais se não houvesse a associação quilombola e a nossa luta nós não tínhamos energia ainda porque o governo do estado não permitia de jeito nenhum por luz nesta região por causa do meio ambiente”. Mais uma vez a surpresa com o nível de compreensão dos problemas e a capacidade de organização.

O Programa Luz Para Todos garantiu só no Vale do Ribeira, o direito a energia elétrica a mais de 15 mil famílias 

Esta postagem faz parte de um conjuntos de 4 cenas,  postados em separado, que falam de solidariedade, organização das comunidades tradicionais, acesso a energia elétrica como garantia de direitos, oportunidades de estudo e qualificação profissional com o PRONATEC e Instituto Federal , máquinas para manutenção das estradas para a agricultura familiar e qualidade de vida no campo... bons exemplos do quanto o Brasil mudou e o quanto foi possível avançar na garantia de direitos e de oportunidades. Que nos mostram que muita coisa mudou e para melhor !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário